O relacionamento com o treinador pode afetar a motivação de atletas paranaenses de futsal?

  • Maryelle Christina Avelar Ramalho Moura
  • Tiago Nascimento da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelen Lopes Ribas de Assis UEM/UEL
  • Luciane Cristina Arantes da Costa
  • Adolpho Cardoso Amorim Universidade Estadual de Maringá
  • Lenamar Fiorese Universidade Estadual de Maringá
  • Andressa Ribeiro Contreira Professora adjunta no Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Esporte, Motivação, Relacionamento treinador-atleta.

Resumo

Objetivou-se analisar a motivação e a relação treinador-atleta em atletas do futsal feminino paranaense. Participaram 42 atletas, com média de idade de 22,1 anos (± 3,6 anos), inscritas no Campeonato Paranaense de Futsal Feminino Adulto 2017. Os instrumentos foram a Escala de Motivação para o Esporte e o Questionário de Relacionamento Treinador-atleta. As análises foram realizadas pelos testes de Friedman, U de Mann Whitney e Coeficiente de Correlação de Spearman (p < 0,05). Os resultados revelaram valores elevados para a motivação intrínseca (Md = 6,7), integrada (Md = 6,7) e identificada (Md = 6,3) e no relacionamento treinador-atleta para as dimensões proximidade (Md = 6,7) e complementaridade (Md = 6,5). Foram identificadas correlações significantes e positivas entre a dimensão motivação identificada e as dimensões proximidade, comprometimento e complementaridade (p < 0,05); a motivação intrínseca correlacionou-se com a dimensão proximidade. As atletas do futsal feminino paranaense mostram-se motivadas intrinsecamente para suas práticas esportivas, percebem um relacionamento com o treinador baseado na confiança, respeito e comportamentos amigáveis.

Biografia do Autor

Maryelle Christina Avelar Ramalho Moura
Acadêmica do Curso de Educação Física na Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Tiago Nascimento da Silva, Universidade Estadual de Maringá
Acadêmico do Curso de Educação Física na Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Marcelen Lopes Ribas de Assis, UEM/UEL
Mestranda no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL - Universidade Estadual de Maringá (UEM),
Luciane Cristina Arantes da Costa
Docente adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM),
Adolpho Cardoso Amorim, Universidade Estadual de Maringá
Docente efetivo em regime T-40 no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM),
Lenamar Fiorese, Universidade Estadual de Maringá
Docente do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Andressa Ribeiro Contreira, Professora adjunta no Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual de Maringá
Docente adjunta do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publicado
2019-03-04
Seção
Artigos Originais