Desenvolvimento cognitivo, linguístico e histórico de risco psíquico em crianças de 2 anos

Autores

  • Maria Fernanda Almeida Silva Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Psicologia
  • Inaê Costa Rechia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Sabrina Felin Nunes Universidade Federal de Santa Maria / Departamento de Fonoaudiologia
  • Ana Paula Ramos de Souza Universidade Federal de Santa Maria/Departamento de Fonoaudiologia e Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.17765/1983-1870.2018v11n2p223-229

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Cognição, Linguagem, Risco, Transtorno autístico.

Resumo

Analisar a concordância entre o roteiro “Indicadores de Referência ao Desenvolvimento Infantil” (IRDI) e o Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) na detecção de risco psíquico, bem como investigar a possível relação entre risco psíquico e alterações no desenvolvimento cognitivo e na aquisição da linguagem. Avaliaram-se 20 bebês entre um e 24 meses, em pesquisa de coorte, a partir dos instrumentos IRDI (dos 04 meses incompletos aos 18 meses), M-CHAT e Bayley III (18 e 24 meses). Houve correlação estatisticamente significante (p=0,004) entre alteração de linguagem no Bayley III e M-CHAT aos 18 meses. Observaram-se, ainda, crianças com risco psíquico (IRDI-18 meses) e baixo desempenho no teste Bayley III. Observou-se ausência de concordância entre IRDI e M-CHAT. Por outro lado, a análise entre risco no M-CHAT e alterações de linguagem na escala Bayley III evidenciaram as graves limitações linguísticas em casos de risco para autismo.

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Biografia do Autor

Maria Fernanda Almeida Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Psicologia

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSM

Inaê Costa Rechia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Pós-doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Departamento de fonoaudiologia.

Sabrina Felin Nunes, Universidade Federal de Santa Maria / Departamento de Fonoaudiologia

Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana/UFSM

Ana Paula Ramos de Souza, Universidade Federal de Santa Maria/Departamento de Fonoaudiologia e Psicologia

Pós-Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (RS)

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Silva, M. F. A., Rechia, I. C., Nunes, S. F., & Souza, A. P. R. de. (2018). Desenvolvimento cognitivo, linguístico e histórico de risco psíquico em crianças de 2 anos. Saúde E Pesquisa, 11(2), 223–229. https://doi.org/10.17765/1983-1870.2018v11n2p223-229

Edição

Seção

Artigos Originais