Análise do Preparo do Professor de Educação Física em Atuar com Crianças do Ensino Fundamental Vítimas de Paralisia Cerebral Visando Inclusão Escolar

  • Carmem Patrícia Barbosa Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Ana Carolina Forti Cezario Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
  • Natália Duarte Bento Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Palavras-chave: Professor de Educação Física, Inclusão Escolar, Paralisia Cerebral.

Resumo

Este estudo analisou o preparo dos professores de Educação Física ao atuar com a inclusão de crianças com paralisia cerebral no ensino fundamental regular. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva na qual foi aplicado questionário a fim de avaliar o conhecimento específico do professor em relação à paralisia cerebral. O estudo foi feito com cinquenta professores de Educação Física da cidade de Maringá-Paraná, de ambos os sexos, escolhidos por disponibilidade de participação, sendo trinta e quatro da rede municipal de ensino, onze da rede estadual e cinco da rede privada. A identidade pessoal de todos os participantes foi preservada. Os resultados foram esclarecedores e mostraram que, apesar da necessidade de outros estudos comprobatórios, os professores ainda não estão plenamente preparados para trabalhar com a inclusão de alunos com paralisia cerebral junto ao ensino regular.

Biografia do Autor

Carmem Patrícia Barbosa, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Docente dos cursos de Educação Física, Nutrição e Odontologia do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. E-mail: carmempatricia@cesumar.br
Ana Carolina Forti Cezario, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Discente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. E-mail: ana_fortii@hotmail.com
Natália Duarte Bento, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Discente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. E-mail: natalia_bento@hotmail.com
Publicado
2009-10-20
Seção
Artigos Originais