Metformina: Uma Revisão da Literatura

  • Edilson Martins Rodrigues Neto Universidade Federal do Ceará- Dep Fisiologia e Farmacologia/ Faculdade Católica Rainha do Sertão
  • Lidia Audrey Rocha Valadas Marques Universidade Federal do Ceará - Dep Clínica Odontológica
  • Maria Augusta Drago Ferreira Universidade Federal do Ceará - Dep Farmácia
  • Patricia Leal Dantas Lobo Universidade Federal do Ceará- Curso de Odontologia Campus Sobral
  • Francisco Josimar Girão Junior Faculdade Católica Rainha do Sertão
  • Gisela Costa Camarão Universidade Federal do Ceará- Dep. Fisiologia e Farmacologia
  • Maria Elisabete Amaral de Moraes Universidade Federal do Ceará- Dep. Fisiologia e Farmacologia
Palavras-chave: Biguanidas, Diabetes mellitus tipo 2, Metformina

Resumo

A metformina, medicamento comercializado por diversas marcas e também na forma de genérico, é um antidiabético oral pertencente à classe das biguanidas. Devido ao seu perfil de toxicidade e à sua eficácia clínica é a principal escolha no tratamento do diabetes mellitus tipo dois (DM2). Pelo seu grande uso é necessária uma discussão constante a respeito de suas características e aplicações. Objetivou-se realizar uma revisão bibliográfica, na qual serão abordadas a aplicação da metformina no tratamento de DM2 bem como suas propriedades químicas, físico-químicas, farmacocinéticas, farmacodinâmicas, seus usos clínicos, contraindicações e efeitos adversos. Revisão da literatura realizada nos bancos de dados Pubmed, Bireme, Lilacs e Scielo, bem como pesquisa nos periódicos do Portal Brasileiro da Informação Científica e livros sobre o assunto. Pelo exposto percebe-se que a metformina para pacientes diabéticos é considerada um fármaco ideal tendo ainda aplicações na terapêutica adjuvante de outros distúrbios fisiológicos.

Biografia do Autor

Edilson Martins Rodrigues Neto, Universidade Federal do Ceará- Dep Fisiologia e Farmacologia/ Faculdade Católica Rainha do Sertão
Farmacêutico, Doutorando em Farmacologia (Farmacologia Clínica) pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Docente dos Cursos de Farmácia, Psicologia e Enfermagem da Faculdade Católica Rainha do Sertão - FCRS, Quixada (CE), Brasil.
Lidia Audrey Rocha Valadas Marques, Universidade Federal do Ceará - Dep Clínica Odontológica
Cirurgiã-dentista, Doutoranda em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos programa de pós-graduação em rede das Universidades Federais do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rural de Pernambuco, Brasil.
Maria Augusta Drago Ferreira, Universidade Federal do Ceará - Dep Farmácia
Farmacêutica; Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Brasil; Docente Associada do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Ceará - UFC, Brasil.
Patricia Leal Dantas Lobo, Universidade Federal do Ceará- Curso de Odontologia Campus Sobral
Cirurgiã-dentista, Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Brasil; Docente Adjunta do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará - UFC, Campus Sobral, (CE), Brasil.
Francisco Josimar Girão Junior, Faculdade Católica Rainha do Sertão
Acadêmico do Curso de Farmácia da Faculdade Católica Rainha do Sertão - FCRS, Quixada (CE), Brasil.
Gisela Costa Camarão, Universidade Federal do Ceará- Dep. Fisiologia e Farmacologia
Farmacêutica, Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Brasil; Docente Associada do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará - UFC, Brasil.
Maria Elisabete Amaral de Moraes, Universidade Federal do Ceará- Dep. Fisiologia e Farmacologia
Médica, Doutora em Farmacologia Clínica pela University of Oxford, Reino Unido; Docente Titular de Farmacologia Clínica do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará - UFC, Brasil.
Publicado
2015-09-28
Seção
Artigos de Revisão