Satisfaction of puerperal females after physiotherapy intervention in health education
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2019v12n1p141-150Keywords:
Health education, Physiotherapy, Maternity, Puerperium.Abstract
The satisfaction of puerperal females after physiotherapy intervention in health education is evaluated. Current transversal and observational study involved 63 puerperal females hospitalized in the maternity ward. Health education activities were undertaken dealing with puerperal modifications and adaptations, employing low cost material, simple diction and preventive exercises. They also received an educational handout prepared by the researchers. Puerperal satisfaction was then evaluated with regard to physiotherapy care. Most puerperal females were very satisfied (55.5%) and satisfied (44.4%) with the care. Quitting doubts was more than expected (39.6%) and as expected (47.6%). Most participants said they did not have any more doubts (93.6%) and would participate in the activity once more and would recommend it to other women (93.6%). Physiotherapy strategies in health education are satisfactory for immediate puerperal females.Downloads
References
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde. Brasília, 2006.
Alves, VS. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface. 2005; 9 (16): 39-52.
Santos ACC, Ferreira EJ, Santos L dos, Souza OSQ. Relato de experiência no contexto da educação em saúde o cuidado maternoinfantil. J Nurs UFPE. 2015; 9: 8474-8.
Vieira F, Bachion MM, Salge AKM, Munari DB. Diagnósticos de enfermagem na Nanda no período pós-parto imediato e tardio. Esc Anna Nery. 2010; 14 (1): 83-9.
Silva LA, Nakano AMS, Gomes FA, Stefanello J. Significados atribuídos por puérperas adolescentes à maternidade: autocuidado e cuidado com o bebê. Texto & contexto enferm. 2009 jan-mar; 18 (1): 48-56.
Cabral FB, Oliveira DLLC. Vulnerabilidade de puérperas na visão de Equipes de Saúde da Família: ênfase em aspectos geracionais e adolescência. Rev Esc Enferm USP. 2010; 44 (2): 368-75.
Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual técnico. Brasília, 2006.
Souza ABQ, Fernandes BM. Diretriz para assistência de enfermagem: ferramenta eficaz para a promoção da saúde no puerpério. Rev Rene. 2014; 15 (4): 594-604.
Andrade RD, Santos JS, Maia MAC, Mello DF. Fatores relacionados à saúde da mulher no puerpério e repercussões na saúde da criança. Esc Anna Nery 2015; 19 (1): 181-186.
Santos ACC, Ferreira EJ, Santos L dos, Souza OSQ. Relato de experiência no contexto da educação em saúde o cuidado maternoinfantil. J Nurs UFPE. 2015; 9: 8474-8.
Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES 3/2014. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de junho de 2014 - Seção 1 - p. 8-11. Brasília, 2014.
Panúncio-Pinto MP, Rodrigues MLV, Fiorati RC. Novos cenários de ensino: a comunidade e o território como espaços privilegiados de formação de profissionais da saúde. Medicina (Ribeirão Preto). 2015; 48 (3): 257-64.
Nankwanga A, Phillips J. Factors influencing utilisation of postnatal services in Kampala, Uganda. Journal of Community and Health Sciences. 2008; 3 (01): 19- 27.
Neuwald MF, Alvarenga LF. Fisioterapia e educação em saúde: investigando um serviço ambulatorial do SUS. Boletim Saúde. 2005; 19: 73-82.
Odunaiya NA, Ilesanmi T, Fawole AO, Oguntibeju OO. Attitude and practices of obstetricians and gynecologists towards involvement of physiotherapists in management of obstetric and gynecologic conditions. Int J Womens Health. 2013; 3 (5): 109-114.
Oliveira JB, Quirino GS, Rodrigues DP. Percepção das puérperas quanto aos cuidados prestados pela equipe de saúde no puerpério. Rev Rene. 2012; 13 (1): 74-84.
Dodou HD, Oliveira TDA, Oriá MOB, Rodrigues DP, Pinheiro PNC, Luna IT. Educational practices of nursing in the puerperium: social representations of puerperal mothers. Rev Bras Enferm. 2017; 70 (6): 1250-8.
Correa MSM, Feliciano KVO, Pedrosa EN, Souza AI. Acolhimento no cuidado à saúde da mulher no puerpério. Cad Saude Publica. 2017; 33 (3).
Correa MS, Feliciano KV, Pedrosa EN, Souza AI. Women’s perception concerning health care in the post-partum period: a meta-synthesis. Open J Obstet Gynecol 2014; 4: 416-26.
Fornell, C. et al. The American customer satisfaction index: nature, purpose, and findings. Journal of Marketing. 1996; 60 (4): 07-18.
Guerreiro EM, Rodrigues DP, Azevedo AB, Ferreira, MA. Educação em saúde no ciclo gravídico-puerperal: sentidos atribuídos por puérperas. Rev. bras. enferm. 2014: 67 (1); 13-21.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da Criança: Nutrição Infantil, aleitamento materno e alimentação complementar. Caderno de Atenção Básica. Brasília, 2009.
Santos RV, Penna CMM. A educação em saúde como estratégia para o cuidado à gestante, puérpera e ao recém-nascido. Texto contexto - enferm. 2009; 18 (4): 652-660.
Sword W, Watt S. Learning needs of postpartum women: Does socioeconomic status matter? Birth. 2005: 32, 86-92.
Lopes GVDO, Menezes IMO, Miranda AC, Araujo KL, Guimarães ELP. Acolhimento: quando o usuário bate à porta. Rev Bras Enferm 2014; 67: 104-10.
Baldoino AS, Veras RM. Análise das atividades de integração ensino-serviço desenvolvidas nos cursos de saúde da Universidade Federal da Bahia. Ver Esc Enferm USP. 2016; 50: 17-24.
Silva TS, Melo RO, Sodré MP, Moreira RCR, Souza ZCSN. A extensão universitária e a prevenção da violência obstétrica. Rev. Ciênc. Ext. 2017; 13 (1): 176-189.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para a revista Saúde e Pesquisa implica na transferência da Carta Concessão de Direitos Autorais, pelos autores, dos direitos de publicação digital para a revista após serem informados do aceite de publicação.A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.