Satisfação de puérperas após intervenção fisioterapêutica em educação em saúde

  • Jordana Barbosa da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Gabrielle Esther Doi Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Laysse Candido da Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Maria Izabel Feltrin Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Talita Gianello Gnoato Zotz Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Raciele Ivandra Guarda Korelo Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Rubneide Barreto Silva Gallo Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palavras-chave: Educação em Saúde, Fisioterapia, Maternidade, Puerpério.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação de puérperas após intervenção fisioterapêutica em educação em saúde. Estudo transversal e observacional que contou com a participação de 63 puérperas internadas em alojamento conjunto de uma maternidade. Foram realizadas atividades de educação em saúde abordando modificações e adaptações do puerpério, utilizando materiais de apoio de baixo custo, linguagem simples e exercícios preventivos. As mulheres também receberam uma cartilha educativa elaborada pelos pesquisadores. Posteriormente, foi realizada a avaliação da satisfação da puérpera em relação ao atendimento fisioterapêutico. A maioria das puérperas apresentou-se muito satisfeitas (55,5%) e satisfeitas (44,4%) com o atendimento. O esclarecimento de dúvidas foi melhor que esperado (39,6%) e como esperado (47,6%). A maioria das participantes sanou dúvidas (93,6%), afirmou que participaria novamente da atividade e recomendaria a assistência para outras mulheres (93,6%). Estratégias fisioterapêuticas de educação em saúde são satisfatórias para mulheres do puerpério imediato.

Biografia do Autor

Jordana Barbosa da Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Mestranda do Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher, Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Gabrielle Esther Doi, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Discente de Fisioterapia, Departamento de Reabilitação e Prevenção em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Laysse Candido da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Discente de Fisioterapia, Departamento de Reabilitação e Prevenção em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Maria Izabel Feltrin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Discente de Fisioterapia, Departamento de Reabilitação e Prevenção em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Talita Gianello Gnoato Zotz, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Docente Doutora em Fisioterapia, Departamento de Reabilitação e Prevenção em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Raciele Ivandra Guarda Korelo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Docente Doutora em Fisioterapia, Departamento de Reabilitação e Prevenção em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Rubneide Barreto Silva Gallo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Docente Doutora em Fisioterapia, Departamento de Reabilitação e Prevenção em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Publicado
2019-03-04
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde