Práticas de letramento e promoção da saúde no ensino superior: efeitos de intervenção intersetorial

Palavras-chave: Colaboração Intersetorial, Educação Superior, Fonoaudiologia., Promoção da saúde

Resumo

Analisar os efeitos de uma intervenção intersetorial a fim de promover relações e práticas significativas de leitura e escrita com os gêneros acadêmicos (GA) e ressignificar o sofrimento no contexto do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa intervenção, qualitativa, junto a alunos do ensino superior. Foram propostos encontros semanais abordando experiências e práticas de leitura e escrita, conhecimento e posições subjetivas dos GA. Ao longo da intervenção evidenciaram-se mudanças nas posições quanto às experiências e condições de letramento que passaram a ser reconhecidas como constituídas histórica e coletivamente. Assim, os acadêmicos ressignificaram suas experiências e avançaram na apropriação dos GA e no enfrentamento do sofrimento vivências acadêmicas. O estudo possibilitou condições e reflexões que culminaram no protagonismo desses estudantes, enfatizando a necessidade da implementação de ações, no âmbito da assistência estudantil, voltadas às condições de letramento.

Biografia do Autor

Angela Regina Biscouto, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Curitiba, PR, Brasil.
Josiane Bernart da Silva Ferla, Instituto Federal do Paraná - IFPR
Mestre em Educação e Doutoranda em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP. Professora no Instituto Federal do Paraná - IFPR, Brasil.
Ana Cristina Guarinello, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
Doutora em Linguística pela Universidade Federal do paraná. Professora adjunta nos cursos de Graduação em Fonoaudiologia e no Programa de Doutorado e Mestrado em Distúrbios da Comunicação Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Curitiba, PR, Brasil.
Rita de Cássia Tonochi, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Professora nos cursos de Graduação em Fonoaudiologia e no Programa de Doutorado e Mestrado em Distúrbios da Comunicação Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Curitiba, PR, Brasil.
Giselle Aparecida de Athayde Massi, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta nos cursos de Graduação em Fonoaudiologia e no Programa de Doutorado e Mestrado em Distúrbios da Comunicação Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Curitiba, PR, Brasil.
Ana Paula Berberian, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
Pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta nos cursos de Graduação em Fonoaudiologia e no Programa de Doutorado e Mestrado em Distúrbios da Comunicação Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado
2020-06-12
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde