Análise da Importância dos Conteúdos da Disciplina de Educação Nutricional No Ensino Fundamental Segundo Professores de Escolas Públicas e Privadas da Cidade de Maringá – Paraná

Autores/as

  • Ana Carina Fazzio Soares Centro Universitário de Maringá
  • Ana Cláudia Müller Lazzari Cesumar
  • Maria Navarro Ferdinandi Centro Universitário de Maringá

Palabras clave:

educação nutricional, professores, ensino fundamental

Resumen

O índice de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis vem crescendo a cada dia entre as crianças. Tendo em vista que o hábito alimentar se forma na infância, o presente estudo teve como objetivo verificar a opinião de professores de ambas as instituições, pública e privada, quanto à importância de inserir a Educação Nutricional na grade curricular do ensino fundamental. Participaram do estudo 70 indivíduos adultos, professores do ensino público e privado. Utilizou-se um questionário semiestruturado com perguntas fechadas sobre conhecimentos de alimentação e sua importância. Esta amostra apontou que os professores acreditam na eficácia da educação nutricional, sendo que 85,29% (58) responderam que a criança levaria o bom hábito alimentar para sua vida adulta e 80,30% (53) disseram que a obesidade e outras doenças de ordem alimentar poderiam ser prevenidas com aulas de educação nutricional. Portanto, conclui-se com os resultados obtidos que os professores desta pesquisa consideram importante que a educação nutricional faça parte do ensino fundamental, porém, estes não são capacitados e aptos a transmitir conhecimentos sobre o tema.

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Biografía del autor/a

Ana Carina Fazzio Soares, Centro Universitário de Maringá

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: nutriana8@hotmail.com

Ana Cláudia Müller Lazzari, Cesumar

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: aninhacal@hotmail.com

Maria Navarro Ferdinandi, Centro Universitário de Maringá

Mestranda em Ciência da Saúde na Universidade Estadual de Maringá – UEM; Especialista em Nutrição Clínica e Docência do Ensino Superior pelo do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: maryferdin@hotmail.com

Publicado

2009-08-19

Cómo citar

Soares, A. C. F., Lazzari, A. C. M., & Ferdinandi, M. N. (2009). Análise da Importância dos Conteúdos da Disciplina de Educação Nutricional No Ensino Fundamental Segundo Professores de Escolas Públicas e Privadas da Cidade de Maringá – Paraná. Saúde E Pesquisa, 2(2), 179–184. Recuperado a partir de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/1071

Número

Sección

Artigos Originais