A autoeficácia entre pessoas com e sem deficiência: efeitos da quarentena

Self-efficacy among individuals with and without disabilities: effects of quarantine

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12366

Palabras clave:

Resiliência Psicológica, Autoeficácia, Isolamento social, Pessoas com deficiência

Resumen

Objetivo: Avaliar a resiliência e autoeficácia através das escalas Dispositional Resilience Scale (DRS) e General Self Efficacy (GSE) em pessoas com (PCD) e sem deficiência (PSD) em situação de quarentena. Métodos: O estudo realizado avaliou os constructos da autoeficácia e da resiliência entre PCD, auditiva e visual, e PSD, por meio de uma abordagem quantitativa, descritiva e transversal. Foi utilizado uma amostra não probabilística por conveniência, empregando o método de "bola de neve", com a coleta de dados realizada pelas ferramentas DRS e GSE via Google Forms. Resultado: A média da variável de autoeficácia foi ligeiramente maior no grupo das PCD (31,8) em comparação ao grupo de PSD (30,0). Conclusão: Não houveram diferenças significativas entre os grupos. 

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Biografía del autor/a

Gabriel Acácio Pena de Menezes, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduado em psicologia na Faculdade Ciencias Médicas de Minas Gerais(FCMMG), atualmente cursando Especialização em Ciência de Dados e Machine Learning. Recebeu a Medalha Prof. José Rafael Guerra de Mérito em Saúde Coletiva, é Presidente da Liga Acadêmica de Saúde Mental(LASM-FCMMG) e atuou em um projeto docente localizado na Obra Social da Paróquia São Gabriel no bairro Taquaril. Possui experiência e interesse nas áreas de saúde mental, neuropsicologia, saúde coletiva, psicologia do desenvolvimento e análise do comportamento. 

Camila Cristina Duarte, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Atualmente, graduanda do oitavo período do curso de Enfermagem da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, estagiária da Gerência de Qualidade da Rede Mater Dei de Saúde. Atividades desenvolvidas ao longo da graduação: Matérias optativas: Inglês instrumental, Libras e Saúde e acessibilidade: desafios contemporâneos. Estágios curriculares nas disciplinas de: Saúde da Família - Centro de Saúde Carlos Chagas; Aspectos fundamentais da assistência de enfermagem ? Hospital Universitário Ciências Médicas; Assistência de enfermagem à saúde mental - Residência terapêutica Nosso lar; Saúde do adulto - Hospital Universitário Ciências Médicas; Cuidados de enfermagem ao adolescente - Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais; Cuidados de enfermagem na saúde do idoso - Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais. Monitora de anatomia na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). Início: Fevereiro de 2020 ? Termino: Julho de 2020. Membro da equipe de apoio discente de defesa de TCC na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). Dezembro de 2019. Membro da comissão organizadora da mesa redonda "Você sabe o que é violência obstétrica?". Novembro de 2020. Apresentação do trabalho "Higienização das mãos de crianças: educação em saúde" no 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária: redes para promover e defender os direitos humanos. Apresentação do trabalho "A educação em saúde como estratégia de empoderamento feminino contra a violência obstétrica" na V Mostra de saúde coletiva da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) Coautora do trabalho "As diferenças no tratamento das minorias entre o SUS e o privado", premiado em 2° lugar na comemoração da semana da enfermagem da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). Participação no curso "Curso básico de dimensionamento de pessoal de enfermagem" oferecido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN-MG) Curso de inglês, em nível básico, em andamento.

Amanda Correia Rodrigues, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Graduando Psicologia. Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, previsão de conclusão em 2024. Ensino médio integrado com Técnico em Química completo. IFMG/Campus Betim, concluído em 2019.

Sarah Gabrielle Mariano Leão, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Estudante de fisioterapia

Francisco de Rezende Baltar, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Estudante de medicina

Isabela Mie Takeshita, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal de São Paulo. Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora assistente do curso de graduação em Enfermagem na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FELUMA). Atua nos seguintes temas: enfermagem, saúde da criança, saúde coletiva, humanização, acessibilidade, saúde do trabalhador e centro cirúrgico.

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Publicado

2025-11-22

Cómo citar

Menezes, G. A. P. de, Duarte, C. C., Rodrigues, A. C., Leão, S. G. M., Baltar, F. de R., & Takeshita, I. M. (2025). A autoeficácia entre pessoas com e sem deficiência: efeitos da quarentena : Self-efficacy among individuals with and without disabilities: effects of quarantine. Saúde E Pesquisa, 18, e12366. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12366

Número

Sección

Artigos Originais