Políticas para o Ensino Superior e a Formação do Fisioterapeuta no Brasil
Palavras-chave:
Ensino Superior, Fisioterapia, Formação em Saúde, Políticas Públicas / Higher Education, Physical Therapy, Formation in Health Science, Public PoliciesResumo
Esse texto pretende reconstruir o percurso da formação e consolidação da fisioterapia enquanto profissão no contexto histórico das políticas públicas voltadas para a educação superior no Brasil. Para tanto, foi realizada uma reconstituição histórica da formação do fisioterapeuta por meio de uma revisão de literatura, procurando destacar o papel das Políticas Públicas para Educação Superior no perfil desse profissional desde o período colonial até o Governo FHC. O que se percebe é que a fisioterapia foi construída enquanto uma profissão ligada à reabilitação, em detrimento de uma atuação equitativa nos três níveis de atenção à saúde de acordo com os princípios do SUS, e a expansão acelerada dos cursos decorrente da reforma da Educação Superior, no Governo FHC, dificultou a mudança dessa concepção, somente combatida com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Fisioterapia, em 2002. ABSTRACT: The formation and consolidation of the physical therapist within a historical context of public policies for higher education in Brazil is provided. A historical reconstitution on the formation of the physical therapist was undertaken by a review of the literature, with special attention to the role of public policies for Higher Education within the profile of the professional from colonial times to the FHC administration. Physical therapy was organized as rehabilitation to the detriment of an equal activity at the three levels of health attention, following the principles of the Brazilian Health System. The fast expansion of courses within the reform of Higher Education made more difficult any change in the concept. It was only opposed when the National Curricular Guideless for the Physical Therapy Course were published in 2002.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-18
Como Citar
Borges, K. P. (2014). Políticas para o Ensino Superior e a Formação do Fisioterapeuta no Brasil . Saúde E Pesquisa, 7(3). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/3543
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
A submissão de originais para a revista Saúde e Pesquisa implica na transferência da Carta Concessão de Direitos Autorais, pelos autores, dos direitos de publicação digital para a revista após serem informados do aceite de publicação.A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.