O protagonismo juvenil na construção do Sistema Único de Saúde: uma intervenção educativa on-line

Autores

  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia- EFSFVS
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Andrea Carvalho Araújo Moreira Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
  • Marcos Aguiar Ribeiro
  • Quiteria Larissa Teodoro Farias Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2019v12n1p117-127

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Participação da Comunidade Promoção da Saúde

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de uma intervenção educativa on-line sobre protagonismo juvenil no SUS. Trata-se de pesquisa-intervenção de abordagem quali-quantitativa desenvolvida com 22 adolescentes de uma escola pública profissionalizante, no período de outubro a dezembro de 2015. Para coleta de informações e avaliação da intervenção optou-se pela aplicação de um questionário antes e após a mesma. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva simples. A intervenção foi promovida a partir do desenvolvimento de um curso on-line, com três unidades de aprendizagem: Saúde - antes e depois do SUS; Participação em Saúde e Protagonismo Juvenil; e Serviços de Saúde. A avaliação da intervenção indica que a mesma potencializou e acrescentou conhecimentos aos adolescentes. Mostra-se, portanto, a relevância da formulação de estratégias promotoras da participação dos adolescentes no SUS e como estas contribuem para a construção e consolidação do mesmo.

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Biografia do Autor

Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia- EFSFVS

Mestre em Saúde da Família pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UVA

Andrea Carvalho Araújo Moreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente e Coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Vice-reitora da UVA,

Marcos Aguiar Ribeiro

Mestre em Saúde da Família pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Auditor do Departamento Municipal de Auditoria do SUS (DEMASUS) da Secretaria Municipal de Saúde de Sobral/CE,

Quiteria Larissa Teodoro Farias, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestranda em Saúde da Família pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC)

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Publicado

2019-03-04

Como Citar

Cavalcante, A. S. P., Vasconcelos, M. I. O., Moreira, A. C. A., Albuquerque, I. M. N., Ribeiro, M. A., & Farias, Q. L. T. (2019). O protagonismo juvenil na construção do Sistema Único de Saúde: uma intervenção educativa on-line. Saúde E Pesquisa, 12(1), 117–127. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2019v12n1p117-127

Edição

Seção

Artigos Originas - Promoção da Saúde