Gastos com Saúde na Administração Pública dos Municípios Pernambucanos

Autores/as

  • Suélem Barros de Lorena Faculdade ASCES, Caruaru (PE), Brasil.
  • José Eudes de Lorena Sobrinho Faculdade ASCES, Caruaru (PE), Brasil; Universidade de Pernambuco, Arcoverde (PE), Brasil.

Palabras clave:

Administração em Saúde Pública, Gastos em Saúde, Recursos Financeiros em Saúde

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a aplicação dos recursos públicos na saúde e a sua relação com o porte populacional dos municípios do Estado de Pernambuco. Trata-se de um estudo descritivo, analítico e retrospectivo, que utilizou dados secundários referentes aos anos de 2009 a 2013. Os dados foram coletados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde e na ferramenta Cidades@ do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise estatística foi realizada utilizando o Programa Microsoft Excel for Mac® 2011. Ao se comparar as médias da aplicação dos recursos financeiros na saúde entre os grupos de municípios classificados por porte populacional, identificou-se que houve diferença estatisticamente significativa em todos os anos da série histórica estudada, com exceção para o ano de 2013. Constatou-se que quanto maior o porte populacional do município, menor o impacto percentual da aplicação dos recursos financeiros na saúde dentro da administração pública. Os municípios de pequeno porte apresentaram as maiores médias percentuais, revelando que a saúde se configura como um setor oneroso e demandante de atenção especial pelo gestor público.

Biografía del autor/a

Suélem Barros de Lorena, Faculdade ASCES, Caruaru (PE), Brasil.

Doutoranda em saúde pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz), Recife (PE), Brasil; Docente Auxiliar da Faculdade ASCES, Caruaru (PE), Brasil; Tutora da Faculdade Pernambucana de Saúde, Recife (PE), Brasil.

José Eudes de Lorena Sobrinho, Faculdade ASCES, Caruaru (PE), Brasil; Universidade de Pernambuco, Arcoverde (PE), Brasil.

Doutor em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz), Recife (PE), Brasil; Docente Assistente da Faculdade ASCES, Caruaru (PE), Brasil; Docente Assistente I-A da Universidade de Pernambuco, Arcoverde (PE), Brasil.

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

Lorena, S. B. de, & Lorena Sobrinho, J. E. de. (2015). Gastos com Saúde na Administração Pública dos Municípios Pernambucanos. Iniciação Científica Cesumar, 17(1), 29–36. Recuperado a partir de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/3904

Número

Sección

Publicações Temáticas