Venda Direta: o Principal Canal de Comercialização de Carne Bovina e Suína das Agroindústrias Rurais do Brasil

Autores

  • Matheus Dhein Dill Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Vitor Francisco Dalla Corte Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Carlos Alberto Oliveira de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Júlio Otávio Jardim Barcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Maria Eugênia Andrighetto Canozzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Miguelangelo Gianezini Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9168.2014v7n2p%25p

Palavras-chave:

Alimento Local, Carne, Comercialização

Resumo

As agroindústrias rurais enfrentam dificuldades para comercializar seus produtos no varejo, devido à baixa escala de produção e às exigências legais. Uma alternativa para esses empreendimentos é a comercialização direta aos consumidores. Com isso, o presente estudo busca analisar os canais de comercialização utilizados pelas agroindústrias rurais de carne bovina e suína do Brasil, procurando verificar a representatividade das vendas diretas desses estabelecimentos no país e em cada uma das suas regiões. Foi realizada revisão de literatura e análise estatística descritiva do Censo Agropecuário 2006. Os resultados encontrados indicaram que a venda direta é o principal canal de comercialização utilizado pelas agroindústrias rurais de carnes suína e bovina. Em menores proporções encontra-se a comercialização para intermediários/atravessadores, indústrias, empresas integradoras, cooperativas e governo. Além disso, observou-se que a venda direta é uma oportunidade para a obtenção de agregação de valor aos produtos pecuários, sendo mais representativa para as regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Biografia do Autor

Matheus Dhein Dill, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Agronegócios Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios - CEPAN, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Vitor Francisco Dalla Corte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando em Agronegócios. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios - CEPAN, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Engenheiro Agrônomo; Pesquisador da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária - FEPAGRO

Júlio Otávio Jardim Barcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Zootecnia; Docente Atualmente Associado III no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Maria Eugênia Andrighetto Canozzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Zootecnia; Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Miguelangelo Gianezini, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC

Pós Doutorado em Gestão da Inovação em Cadeias Produtivas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Docente e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

Dill, M. D., Dalla Corte, V. F., Oliveira, C. A. O. de, Barcellos, J. O. J., Canozzi, M. E. A., & Gianezini, M. (2013). Venda Direta: o Principal Canal de Comercialização de Carne Bovina e Suína das Agroindústrias Rurais do Brasil. Revista Em Agronegócio E Meio Ambiente, 7(2). https://doi.org/10.17765/2176-9168.2014v7n2p%p

Edição

Seção

Agronegócio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)