Venda Direta: o Principal Canal de Comercialização de Carne Bovina e Suína das Agroindústrias Rurais do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9168.2014v7n2p%25pPalavras-chave:
Alimento Local, Carne, ComercializaçãoResumo
As agroindústrias rurais enfrentam dificuldades para comercializar seus produtos no varejo, devido à baixa escala de produção e às exigências legais. Uma alternativa para esses empreendimentos é a comercialização direta aos consumidores. Com isso, o presente estudo busca analisar os canais de comercialização utilizados pelas agroindústrias rurais de carne bovina e suína do Brasil, procurando verificar a representatividade das vendas diretas desses estabelecimentos no país e em cada uma das suas regiões. Foi realizada revisão de literatura e análise estatística descritiva do Censo Agropecuário 2006. Os resultados encontrados indicaram que a venda direta é o principal canal de comercialização utilizado pelas agroindústrias rurais de carnes suína e bovina. Em menores proporções encontra-se a comercialização para intermediários/atravessadores, indústrias, empresas integradoras, cooperativas e governo. Além disso, observou-se que a venda direta é uma oportunidade para a obtenção de agregação de valor aos produtos pecuários, sendo mais representativa para as regiões Norte e Nordeste do Brasil.Downloads
Publicado
2013-12-13
Como Citar
Dill, M. D., Dalla Corte, V. F., Oliveira, C. A. O. de, Barcellos, J. O. J., Canozzi, M. E. A., & Gianezini, M. (2013). Venda Direta: o Principal Canal de Comercialização de Carne Bovina e Suína das Agroindústrias Rurais do Brasil. Revista Em Agronegócio E Meio Ambiente, 7(2). https://doi.org/10.17765/2176-9168.2014v7n2p%p
Edição
Seção
Agronegócio
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