Venda Direta: o Principal Canal de Comercialização de Carne Bovina e Suína das Agroindústrias Rurais do Brasil
Palavras-chave:
Alimento Local, Carne, Comercialização
Resumo
As agroindústrias rurais enfrentam dificuldades para comercializar seus produtos no varejo, devido à baixa escala de produção e às exigências legais. Uma alternativa para esses empreendimentos é a comercialização direta aos consumidores. Com isso, o presente estudo busca analisar os canais de comercialização utilizados pelas agroindústrias rurais de carne bovina e suína do Brasil, procurando verificar a representatividade das vendas diretas desses estabelecimentos no país e em cada uma das suas regiões. Foi realizada revisão de literatura e análise estatística descritiva do Censo Agropecuário 2006. Os resultados encontrados indicaram que a venda direta é o principal canal de comercialização utilizado pelas agroindústrias rurais de carnes suína e bovina. Em menores proporções encontra-se a comercialização para intermediários/atravessadores, indústrias, empresas integradoras, cooperativas e governo. Além disso, observou-se que a venda direta é uma oportunidade para a obtenção de agregação de valor aos produtos pecuários, sendo mais representativa para as regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Publicado
2013-12-13
Edição
Seção
Agronegócio
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