Atributos de importância na compra de carne ovina pelos consumidores de Santa Maria, RS
Palavras-chave:
Carne Ovina, Números Fuzzy, Percepção do Consumidor.
Resumo
A ovinocultura é uma das principais atividades pecuárias desenvolvidas no Estado do Rio Grande do Sul. O aumento do poder aquisitivo da população e o incremento do abate de animais jovens trouxeram um novo mercado para a ovinocultura: a carne ovina. No período de julho a novembro de 2007 foram realizadas entrevistas sobre o hábito de consumo da carne ovina, utilizando um questionário pré-estruturado, com consumidores em um ponto central na cidade de Santa Maria/RS, Brasil. A mensuração de propriedades da carne ovina através do uso de variáveis linguísticas e números fuzzy é proposta neste artigo. Ao utilizar-se a abordagem fuzzy na análise dos dados, torna-se possível inferir a subjetividade ligada aos diversos aspectos relacionados ao consumo de carne ovina, quais sejam: preço do produto, costume/tradição, aparência do produto, sabor do produto, origem e aspectos nutricionais. Os resultados demonstram que o preço não é o principal componente na decisão de compra. A aparência, que pode ser considerada como indicador de qualidade do alimento para o consumidor, passa a ser o principal fator na decisão do consumidor.
Publicado
2010-04-15
Edição
Seção
Agronegócio
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