Serviços ecossistêmicos na produção animal: uma análise da percepção dos pecuaristas de Alegrete (RS)

  • Letícia Paludo Vargas Universidade do Contestado (UnC)
  • Vicente Celestino Pires Silveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Palavras-chave: Bovinocultura, Meio ambiente, Pagamento por serviços ambientais.

Resumo

Este artigo visa abordar o sistema de produção da bovinocultura de corte, relacionado aos serviços ecossistêmicos, de modo a dar ênfase ao caso da Associação de Produtores do Rincão do Vinte e Oito. O principal objetivo é analisar os serviços ecossistêmicos prestados pela bovinocultura de corte e ovinocultura em campo nativo. Como unidade de análise, foi utilizado o banco de dados do Projeto Aglomerados Urbanos em Áreas Protegidas (Urb-al Pampa), além da realização de um estudo de caso com produtores da Associação. De uma maneira geral, nota-se que os motivos para a continuidade dos associados na produção animal devem-se, em particular, ao tradicionalismo da atividade produtiva. No âmbito dos serviços ecossistêmicos, nota-se que os produtores não têm um claro entendimento a respeito de como a manutenção dos sistemas de produção pode gerar benefícios, apesar de ter ficado evidente durante a pesquisa, que estão presentes diversos serviços de regulação, provisão e culturais. A manutenção da produção animal é considerada válida para os produtores, pois acreditam que podem proporcionar o bem-estar para as suas famílias e para o restante da população. Entretanto, apesar de acreditarem que deveriam receber algum tipo de benefício por preservarem o campo nativo, não têm um claro entendimento de como receber remuneração, como no caso do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), especialmente por ser uma temática de estudo recente e pouco abordada na região.

Biografia do Autor

Letícia Paludo Vargas, Universidade do Contestado (UnC)
Zootecnista. Mestre e Doutora em Extensão Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGExR-UFSM). Professora da Casa Familiar Rural Ludovico de Marco - Secretaria de Estado da Educação (SED-SC).
Vicente Celestino Pires Silveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Médico Veterinário. Mestre em Zootecnia (UFRGS). Doutor em "Resource Management - University of Edinburgh" (1999). Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Referências

ANDRADE, D. C.; FASIABEN, M. C. R. A utilização dos instrumentos de política ambiental para a preservação do meio ambiente: o caso dos Pagamentos por Serviços Ecossistêmicos (PSE). Revista Economia Ensaios. v. 24, n. 1, 2009.

ANDRADE, D. C.; ROMEIRO, A. R. Serviços ecossistêmicos e sua importância para o sistema econômico e o bem-estar humano. Texto para Discussão. IE/UNICAMP n. 155, fev. 2009.

ANDRADE, D. C.; ROMEIRO, A. R. Por uma economia dos ecossistemas. In: TOSTO, S. G.; BELARMINO, L. C.; ROMEIRO, A. R.; RODRIGUES, C. A. G. (Ed.). Valoração de serviços ecossistêmicos: metodologias e estudos de caso. Brasília, DF: Embrapa, 2015.

ANDRADE, M. D. C. Aglomerados urbanos em área protegida: métodos para promover o desenvolvimento socioeconômico da população com a tutela da natureza (Urb-all III) – primeira fase do projeto. Editora Nosso Guia. 2012. 123 p.

BABBIE, E. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, 519 p.

BELARMINO, L. C. et al. Uso da MAP ambiental na valoração monetária das degradações e externalidades ambientais na produção de maçãs. In: TOSTO, S. G. et al. Valoração de serviços ecossistêmicos: metodologias e estudos de caso. Brasília, DF: Embrapa, 2015.

GARCIA, J. R.; ROMEIRO, A. R. Valoração e cobrança pelo uso da água: uma abordagem econômico-ecológica. In: TOSTO, S. G., et al. Valoração de serviços ecossistêmicos: metodologias e estudos de caso. Brasília, DF: Embrapa, 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 5. ed., 2010, 184 p.

GONÇALVES, A. M. V. M. et al. Limites e possibilidades da economia ambiental. In: Instituto Politécnico da Guarda. Egitania Sciencia. 2011.

GUIDO, A.; GUADAGNIN, D. L. 2015. Espécies exóticas invasoras. In: PILLAR, V. D. P.; LANGE, O. (Eds.). Os campos do Sul. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos - UFRGS, p. 135-141.

INTERGOVERNMENTAL PLATAFORM ON BIODIVERSITY & ECONOMIC SERVICES - PLATAFORMA INTERGOVERNAMENTAL SOBRE BIODIVERSIDADE E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS (IPBES). Objectives. 2014. Disponível em: <http://www.i pbes.net/work-programme/objective-1.html>. Acesso em 16 jun 2014.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

PAIVA, R. F. P. S. A valorização ambiental a partir da economia ecológica: um estudo de caso para a poluição hídrica na cidade de Volta Redonda, RJ. In: TOSTO, S. G.; BELARMINO, L. C.; ROMEIRO, A. R.; RODRIGUES, C. A. G. (Ed.). Valoração de serviços ecossistêmicos: metodologias e estudos de caso. Brasília, DF: Embrapa, 2015.

PILLAR, V. P.; ANDRADE; B. O.; DADALT, B. Serviços ecossistêmicos. In: PILLAR, V. P.; LANGE, O. Os Campos do Sul. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos – UFRGS, 2015. 192 p.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL (SENAR). Dia de campo abre seminário “De Onde Virão Os Terneiros?” em Alegrete. 2015. Disponível em: <http://www.senar-rs.com.br/saladeimprensa/noticias/dia_de_campo_abre_seminario_de_ond e_virao_os_terneiros_em_alegrete/485>. Acesso em 01 mai 2017.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

RODRIGUES, E. A.; VICTOR, R. A. B. M; PIRES, B. C. C. A reserva da biosfera do cinturão verde da cidade de São Paulo como marco para a gestão integrada da cidade, seus serviços ambientais e o bem-estar humano. São Paulo em Perspectiva, v. 20, n. 2, p. 71-89, abr./jun. 2006.

TÔSTO, S. G. Sustentabilidade e valoração de serviços ecossistêmicos no espaço rural do

município de Araras,SP. 217 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Econômico – área de

concentração: Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente) Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2010.

VÉLEZ-MARTIN, E. et al. Conversão e fragmentação. In: PILLAR, V. P.; LANGE, O. Os Campos do Sul. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos – UFRGS, 2015. 192 p.

VICTOR, R. Avaliação ecossistêmica do milênio: Ecossistemas e Bem-estar humano. Ministério do Meio Ambiente. 2005. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estrutura s/conabio/_arquivo s/Rodrigo%20Victor.pdf>. Acesso em 18 maio 2017.

Publicado
2020-02-20
Seção
Meio Ambiente