A Educação Profissional no Brasil Frente às Políticas Públicas
Palavras-chave:
Educação Profissional. Formação Integral. Diretrizes
Resumo
O presente trabalho contém, de forma objetiva, uma abordagem reflexiva e resumida sobre o tema: A Educação Profissional no Brasil frente às políticas públicas. Faz uma retomada clara e sucinta dos conteúdos do livro da professora Marise Nogueira Ramos sobre o referido tema, procurando sempre ser coerente com as concepções da referida autora. Tem como objetivo discorrer de forma reflexiva sobre a dinâmica do processo de construção de uma política pública de ensino nacional, na perspectiva de uma formação humana integral. Utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, enriquecida em alguns pontos com a inserção de argumentações pessoais e através de links com outros autores. O presente estudo teve como resultado uma reflexão sobre as políticas públicas em prol da educação profissional integrada sob um novo quadro onde se pode vislumbrar - embora timidamente - a inclusão social e não mais o caráter excludente, arraigado em uma grande parcela da nossa sociedade, historicamente promovido por tais políticas. Concluiu-se, com esse estudo, que a efetiva materialização de uma política pública de ensino profissional integrado requer a mobilização, a participação e o compromisso dos vários setores que atuam, direta e indiretamente, nas políticas públicas, inclusive da sociedade civil em geral, levando-se em consideração as diferenças regionais, sociais, culturais e políticas do país bem como as necessidades e fragilidades pertinentes a cada região.
Publicado
2014-05-19
Edição
Seção
Artigos Originais
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