O Perfil do Gestor na Democratização da Escola Pública

Autores

  • Valmira Maria de Amariz Coelho Cruz Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Frederico Fonseca da Silva Instituto Federal do Paraná - IFPR

Palavras-chave:

G

Resumo

O presente estudo discorre sobre a nova configuração do perfil do gestor atual e sobre as características inerentes à gestão democrática da escola pública. Faz uma breve retrospectiva sobre a antiga forma de administração/gestão escolar, cita conceitos de gestão democrática, de liderança e de ética. Relata, com base em uma pesquisa de opinião realizada entre docentes e, do nível de apropriação de conhecimento sobre o tema em pauta, bem como através de inferências de diversos estudiosos do assunto e de argumentações próprias, aborda sinteticamente os princípios, valores e características que devem nortear a administração democrática da escola pública no Brasil.

Biografia do Autor

Valmira Maria de Amariz Coelho Cruz, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Instituto Federal do Paraná - IFPR; Curso de Especialização para Gestores dos Sistemas Estaduais de Ensino

Frederico Fonseca da Silva, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professor e Pesquisador do Instituto Federal do Paraná - IFPR

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Publicado

2017-03-01

Como Citar

Cruz, V. M. de A. C., & Silva, F. F. da. (2017). O Perfil do Gestor na Democratização da Escola Pública. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 21(2), 287–315. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3978

Edição

Seção

Artigos Originais