Educação como direito da personalidade: em busca de uma reformulação construcional do ensino jurídico frente às novas tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9184.2023v23n1.e11627

Palavras-chave:

Direitos da personalidade, Direito à educação, Tecnologia, Ensino jurídico, Simuladores jurídicos

Resumo

O direito à educação é fundamental para o desenvolvimento humano, bem como para a efetivação dos direitos da personalidade. Neste sentido, o artigo se propõe a analisar o ensino jurídico no Brasil, ante sua importância na conjectura social para o Estado democrático. Tal como no ensino regular, o ensino jurídico carece de investimento em tecnologia para formar juristas que possuam contato com a tecnologia e com a prática, tanto que se desencadeou a Diretriz Curricular Nacional (DCN) da resolução 5/2018, obrigando a prática simulada nos cursos de direito. Desse modo, o trabalho analisará também algumas das plataformas disponíveis atualmente, apontando seus benefícios e desafios. O método utilizado foi a revisão de literatura, por meio da análise de doutrina, legislações e softwares jurídicos disponíveis no mercado, cujo objetivo restou em apontar que na relevância prática, é essencial o contato do aluno com simuladores já que essa é a realidade dos tribunais.

Biografia do Autor

Quithéria Maria de Souza Rocha, Universidade Cesumar - UNICESUMAR

Mestranda em Ciências Jurídicas na Universidade Cesumar, Bolsista CAPES/PROSUP – Linha de Pesquisa: Instrumentos de Efetivação dos Direitos da Personalidade. Maringá (PR), Brasil

Matheus Ribeiro de Oliveira Wolowski, Universidade Cesumar - UniCesumar

Doutorando em Direito pela Universidade Cesumar - UniCesumar. Bolsista PROSUP/CAPES; Mestre em Ciências Jurídicas pela Unicesumar; Professor da Universidade Estadual de Maringá e advogado. Maringá (PR), Brasil.

Marcelo Negri Soares, Universidade Cesumar - UniCesumar

Orientador de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Pesquisador ICETI, Next Seti e FAPESP. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito UniCesumar, na linha Efetividade da Justiça e Direitos da Personalidade. Pós-Doutorado pela Uninove/SP. Maringá (PR), Brasil.

Dirceu Pereira Siqueira, Universidade Cesumar - UniCesumar

Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado e Mestrado) em Direito na Universidade Cesumar (UniCesumar); Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra; Pesquisador do ICETI. Maringá (PR), Brasil.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Rocha, Q. M. de S. ., Wolowski, M. . R. de O. ., Soares, M. N. ., & Siqueira, D. P. (2023). Educação como direito da personalidade: em busca de uma reformulação construcional do ensino jurídico frente às novas tecnologias: . Revista Jurídica Cesumar - Mestrado, 23(1), 201–218. https://doi.org/10.17765/2176-9184.2023v23n1.e11627

Edição

Seção

Doutrinas