Publicidade parasitária e possível tutela do consumidor a partir da utilização de inteligência artificial pelas plataformas de mídia social
Palavras-chave:
plataformas de mídia social, publicidade parasitária, inteligência artificial, proteção do consumidor
Resumo
O desenvolvimento da publicidade parasitária nas plataformas de mídia social é um tema de crescente preocupação. Tais plataformas, fundamentais para a publicidade pós-moderna devido ao seu amplo alcance e capacidade de engajamento direto, enfrentam o desafio de anúncios que exploram indevidamente a reputação de marcas conhecidas, levando a confusão e engano dos consumidores. A problemática se concentra em torno da seguinte questão: é viável tutelar o consumidor a partir da utilização de inteligência artificial pelas plataformas de mídia social? Este estudo se justifica pela necessidade de manter a confiança dos consumidores no ambiente digital e avançar no conhecimento sobre a intersecção entre Direito do Consumidor, Propriedade Intelectual e tecnologia. O objetivo é compreender se pode ser viável empregar ferramentas de inteligência artificial para monitorar e regular a publicidade parasitária, protegendo os consumidores de tal prática. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e teórica, utilizando procedimento bibliográfico para compreender os mecanismos de inteligência artificial no contexto da publicidade digital. A conclusão aponta para a viabilidade de empregar a inteligência artificial na tutela coletiva do consumidor nas mídias sociais, destacando a importância dessa tecnologia na criação de um ambiente digital seguro e na defesa dos direitos dos consumidores.Referências
ACIELI, Bianca Michele. Análise das ferramentas do Facebook para denúncias de bullying e cyberbullying. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Publicidade e Propaganda) – Centro Universitário Sagrado Coração, Bauru, 2021.
ALVES, Fabricio Germano; SOUSA, Pedro Henrique da Mata Rodrigues; ROCHA, Vinícius Wdson do Vale. Proteção do consumidor acerca da publicidade comparativa em plataformas de marketplace. Civilistica: Revista Eletrônica de Direito Civil, Rio de Janeiro, v. 11, p. 1-24, 2022. p. 18., v. 11, n. 1, p. 1-24, 2022.
ALVES, Fabrício Germano. Direito publicitário: proteção do consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2020.
ALVIM, Arruda et al. Código do consumidor comentado. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.
ANDRIGUI, Fátima Nacy Andrigui. O código de defesa do consumidor pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. In: MORATO, Antônio Carlos; NERI, Paulo de Tarso (org.). 20 anos do Código de Defesa do Consumidor: estudos em homenagem ao professor José Geraldo Brito Filomeno, São Paulo: Atlas, 2010.
ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Legislação de propaganda. Gov.br, 14.10.2020. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/propaganda/legislacao/legislação. Acesso em: 28 fev. 2024.
BOURGOIGNIE, Thierry. O conceito jurídico de consumidor. Revista direito do consumidor, São Paulo, n. 2, p. 7-51, abr./jun., 1992.
BRASIL. Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm. Acesso em: 7 fev. 2024.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Resp. n. 493.181/SP. Rel. Min. Denise Arruda. DJ. 15.12.2005. DP. 01.02.2006.
BRASIL. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT. Acórdão n.1188548, 07104893320178070020. Rel. Maria de Lourdes Abreu, 3ª Turma Cível. DJ. 25.07.2019. DP 02.08.2019.
CARVALHO, João Andrades. Código de Defesa do Consumidor: comentários, doutrina, jurisprudência. Rio de Janeiro: AIDE, 2000.
CENEVIVA, Walter. Publicidade e Direito do Consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1991.
CONAR. Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Sobre o CONAR. CONAR, 2023. Disponível em: http://www.conar.org.br/. Acesso em: 28 fev. 2024.
COTO, Fernando Dias. Publicidade comparativa e a possibilidade de configuração de ato de concorrência desleal. 2018. 84f. Monografia (Especialização em Direito Empresarial) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
DIAS, Lucia Ancona Lopes de Magalhães. Publicidade e direito. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
DUARTE, Alan. Regulação de sistemas de inteligência artificial: papel do Estado no ambiente regulatório a partir da modernidade periférica. 2024. 116f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
EFING, Antônio Carlos. Fundamentos do direito das relações de consumo. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2004.
FILOMENO, José Geraldo Brito. Direitos do consumidor. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
LARA GONZÁLEZ, Rafael; ECHAIDE IZQUIERDO, Juan Miguel. Consumo y derecho: elementos jurídico-privados de derecho del consumo. Madrid: Esic, 2006.
LASARTE ÁLVAREZ, Carlos. Manual sobre protección de consumidores y usuários. 3. ed, Madrid: Dykinson, 2007.
LEÓN ARCE, Alicia de; CASARIEGO, Carmen Moreno-Luque; AZA CONEJO, Mª Jesus. Derecho de consumo. Barcelona: Fórum, 1995.
LIMEIRA, Tânia Maria Vidigal. Comportamento do consumidor brasileiro. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
MAYER, Vinícius Lopes. A publicidade comparativa em Portugal e no Brasil. 2021. 280f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2020.
META. Central de Ajuda da Meta para Empresas. Sobre as ferramentas de propriedade intelectual da Meta. Meta, [s.d.]. Disponível em: https://pt-br.facebook.com/business/help/611786833293457. Acesso em: 28 fev. 2024.
MUKAI, Toshio et al. Comentários ao Código de Proteção do Consumidor. São Paulo: Saraiva, 1991.
OLIVEIRA, Ingrid Caroline de; MOREIRA NETO, Alfredo Lopes da Costa. Comportamento do consumidor: a influência das mídias sociais na decisão de compra de produtos gamers. Diversità: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde, v. 2, n. 1, p. 30-52, 2016.
OLIVEIRA, Marco Antonio de. A publicidade comparativa sob o prisma da marca. Revista da ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual. ed. 134. jan./fev., 2015.
PEREIRA, Alexandre Libório Dias. Publicidade comparativa, em especial na internet (concorrência desleal e defesa do consumidor). Revista Brasileira de Estudos Jurídicos, Montes Claros, v. 13, n. 1, p. 33-54, jan./abr. 2018.
PIZETA, Daiana Sopeletto; SEVERIANO, Weverton Reis; FAGUNDES, Aline Juriatto. Marketing Digital: A utilização das mídias sociais como canal de comunicação impulsionando a compra do consumidor. Revista Ambiente Acadêmico, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2016.
RIZZATTO NUNES, Luis Antônio. Curso de direito do consumidor. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
ROCHA, Raquel Heck Mariano da. Modelos de regulamentação: reflexões para um eficiente controle jurídico da publicidade no Brasil. Direito & Justiça, Porto Alegre, v. 38, n. 2, p. 200-212, jul./dez. 2012.
RUSSEL, Stuart; NORVIG, Peter. Artificial Intelligence: a modern approach. 4. ed. Londres: Pearson Education, 2021.
SALIB, Marta Luiza Leszczynski. Contratos e a tutela do consumidor no comércio eletrônico internacional: a proteção jurídica do consumidor virtual no mercado globalizado. Curitiba: Juruá, 2014.
SILVA, Regina Beatriz Tavares da; POLETTO, Carlos Eduardo Minozzo. Responsabilidade civil pela publicidade. In: SILVA, Regina Beatriz Tavares da (org.). Responsabilidade civil nas relações de consumo. São Paulo: Saraiva, 2009.
SOUSA, Pedro Henrique da Mata Rodrigues; ALVES, Fabrício Germano; XAVIER, Yanko Marcius de Alencar. Revisão sistemática referente à publicidade parasitária desenvolvida nas mídias sociais no âmbito das relações de consumo. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 16, n. 11, p. 28482-28505, 2023.
SOUSA, Pedro Henrique da Mata Rodrigues. Publicidade comparativa parasitária: proteção do consumidor. Natal: Polimatia, 2022.
STOCO, Rui. Tratado de responsabilidade civil. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.
VANCIN, Adriano Roberto. MATIOLI, Jefferson Luiz. Direito & internet: contrato eletrônico e responsabilidade civil na web. 2. ed. Franca: Lemos & Cruz, 2014.
ALVES, Fabricio Germano; SOUSA, Pedro Henrique da Mata Rodrigues; ROCHA, Vinícius Wdson do Vale. Proteção do consumidor acerca da publicidade comparativa em plataformas de marketplace. Civilistica: Revista Eletrônica de Direito Civil, Rio de Janeiro, v. 11, p. 1-24, 2022. p. 18., v. 11, n. 1, p. 1-24, 2022.
ALVES, Fabrício Germano. Direito publicitário: proteção do consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2020.
ALVIM, Arruda et al. Código do consumidor comentado. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.
ANDRIGUI, Fátima Nacy Andrigui. O código de defesa do consumidor pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. In: MORATO, Antônio Carlos; NERI, Paulo de Tarso (org.). 20 anos do Código de Defesa do Consumidor: estudos em homenagem ao professor José Geraldo Brito Filomeno, São Paulo: Atlas, 2010.
ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Legislação de propaganda. Gov.br, 14.10.2020. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/propaganda/legislacao/legislação. Acesso em: 28 fev. 2024.
BOURGOIGNIE, Thierry. O conceito jurídico de consumidor. Revista direito do consumidor, São Paulo, n. 2, p. 7-51, abr./jun., 1992.
BRASIL. Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm. Acesso em: 7 fev. 2024.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Resp. n. 493.181/SP. Rel. Min. Denise Arruda. DJ. 15.12.2005. DP. 01.02.2006.
BRASIL. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT. Acórdão n.1188548, 07104893320178070020. Rel. Maria de Lourdes Abreu, 3ª Turma Cível. DJ. 25.07.2019. DP 02.08.2019.
CARVALHO, João Andrades. Código de Defesa do Consumidor: comentários, doutrina, jurisprudência. Rio de Janeiro: AIDE, 2000.
CENEVIVA, Walter. Publicidade e Direito do Consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1991.
CONAR. Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Sobre o CONAR. CONAR, 2023. Disponível em: http://www.conar.org.br/. Acesso em: 28 fev. 2024.
COTO, Fernando Dias. Publicidade comparativa e a possibilidade de configuração de ato de concorrência desleal. 2018. 84f. Monografia (Especialização em Direito Empresarial) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
DIAS, Lucia Ancona Lopes de Magalhães. Publicidade e direito. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
DUARTE, Alan. Regulação de sistemas de inteligência artificial: papel do Estado no ambiente regulatório a partir da modernidade periférica. 2024. 116f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
EFING, Antônio Carlos. Fundamentos do direito das relações de consumo. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2004.
FILOMENO, José Geraldo Brito. Direitos do consumidor. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
LARA GONZÁLEZ, Rafael; ECHAIDE IZQUIERDO, Juan Miguel. Consumo y derecho: elementos jurídico-privados de derecho del consumo. Madrid: Esic, 2006.
LASARTE ÁLVAREZ, Carlos. Manual sobre protección de consumidores y usuários. 3. ed, Madrid: Dykinson, 2007.
LEÓN ARCE, Alicia de; CASARIEGO, Carmen Moreno-Luque; AZA CONEJO, Mª Jesus. Derecho de consumo. Barcelona: Fórum, 1995.
LIMEIRA, Tânia Maria Vidigal. Comportamento do consumidor brasileiro. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
MAYER, Vinícius Lopes. A publicidade comparativa em Portugal e no Brasil. 2021. 280f. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2020.
META. Central de Ajuda da Meta para Empresas. Sobre as ferramentas de propriedade intelectual da Meta. Meta, [s.d.]. Disponível em: https://pt-br.facebook.com/business/help/611786833293457. Acesso em: 28 fev. 2024.
MUKAI, Toshio et al. Comentários ao Código de Proteção do Consumidor. São Paulo: Saraiva, 1991.
OLIVEIRA, Ingrid Caroline de; MOREIRA NETO, Alfredo Lopes da Costa. Comportamento do consumidor: a influência das mídias sociais na decisão de compra de produtos gamers. Diversità: Revista Multidisciplinar do Centro Universitário Cidade Verde, v. 2, n. 1, p. 30-52, 2016.
OLIVEIRA, Marco Antonio de. A publicidade comparativa sob o prisma da marca. Revista da ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual. ed. 134. jan./fev., 2015.
PEREIRA, Alexandre Libório Dias. Publicidade comparativa, em especial na internet (concorrência desleal e defesa do consumidor). Revista Brasileira de Estudos Jurídicos, Montes Claros, v. 13, n. 1, p. 33-54, jan./abr. 2018.
PIZETA, Daiana Sopeletto; SEVERIANO, Weverton Reis; FAGUNDES, Aline Juriatto. Marketing Digital: A utilização das mídias sociais como canal de comunicação impulsionando a compra do consumidor. Revista Ambiente Acadêmico, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2016.
RIZZATTO NUNES, Luis Antônio. Curso de direito do consumidor. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
ROCHA, Raquel Heck Mariano da. Modelos de regulamentação: reflexões para um eficiente controle jurídico da publicidade no Brasil. Direito & Justiça, Porto Alegre, v. 38, n. 2, p. 200-212, jul./dez. 2012.
RUSSEL, Stuart; NORVIG, Peter. Artificial Intelligence: a modern approach. 4. ed. Londres: Pearson Education, 2021.
SALIB, Marta Luiza Leszczynski. Contratos e a tutela do consumidor no comércio eletrônico internacional: a proteção jurídica do consumidor virtual no mercado globalizado. Curitiba: Juruá, 2014.
SILVA, Regina Beatriz Tavares da; POLETTO, Carlos Eduardo Minozzo. Responsabilidade civil pela publicidade. In: SILVA, Regina Beatriz Tavares da (org.). Responsabilidade civil nas relações de consumo. São Paulo: Saraiva, 2009.
SOUSA, Pedro Henrique da Mata Rodrigues; ALVES, Fabrício Germano; XAVIER, Yanko Marcius de Alencar. Revisão sistemática referente à publicidade parasitária desenvolvida nas mídias sociais no âmbito das relações de consumo. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 16, n. 11, p. 28482-28505, 2023.
SOUSA, Pedro Henrique da Mata Rodrigues. Publicidade comparativa parasitária: proteção do consumidor. Natal: Polimatia, 2022.
STOCO, Rui. Tratado de responsabilidade civil. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.
VANCIN, Adriano Roberto. MATIOLI, Jefferson Luiz. Direito & internet: contrato eletrônico e responsabilidade civil na web. 2. ed. Franca: Lemos & Cruz, 2014.
Publicado
2024-07-03
Edição
Seção
Artigo Original
Copyright (c) 2024 Revista Jurídica Cesumar - Mestrado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.