O impacto e os limites da atividade dos influenciadores digitais no mercado financeiro e na livre concorrência
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9184.2024v24n2.e12612Palavras-chave:
Influenciadores Digitais, Mercado Financeiro, Regulamentação, Livre Concorrência, Fundos de Investimento ImobiliárioResumo
Este artigo discute o impacto e os limites da atividade dos influenciadores digitais que tratam de investimentos e aplicações financeiras, abordando os seus efeitos no mercado financeiro. A abordagem se divide em quatro partes. De início, foi estudado tratamento jurídico dado à ocupação, vista de uma forma geral. Após, foram analisadas algumas profissões já disciplinadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a normativa existente sobre o tema. Em seguida, foi trabalhado o panorama dos fundos de investimento imobiliário, no Brasil. Ao final, foi discutido um caso concreto envolvendo empresas concorrentes e uma possível manipulação de preços nessa forma de aplicação de recursos. Conclui-se pela necessidade de regulamentação das atividades de tais influenciadores digitais, com o objetivo de proporcionar maior transparência e, assim, proteger os investidores e a livre concorrência.
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