A Diversidade Sexual no Ambiente de Trabalho e os Direitos de Personalidade
Palavras-chave:
Ambiente de trabalho, Direitos da Personalidade, Diversidade Sexual.
Resumo
A pesquisa traz uma análise contemporânea, mormente a “revolução paradigmática” que está emergindo no âmbito da sexualidade e se irradiando por toda a ordem constitucional. Resgata questões na seara trabalhista, relativamente à livre orientação sexual e prerrogativas que a rigor estão devidamente etiquetados àqueles que são denominados como “normais” pela sociedade coloquial. Malgrado a Lei Maior dispor o Princípio da Dignidade Humana como um dos seus fundamentos, mister se faz presente o direito para solucionar as questões humanas da crise social hodierna, devidamente pautado pela Dignidade Humana, ou seja, só há que se falar em direitos da personalidade para aqueles que gozam de vida digna. O resgate da pessoa pelo direito, independentemente de questões sexuais ou quaisquer outras, impõe ao jurista uma postura transdisciplinar, assim como deve ser para o legislador reformador, buscando a integração entre norma, valor e fatos, recolocando assim o ser trabalhador na condição humana.
Publicado
2012-05-23
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.