Discriminação genética e direitos da personalidade: problemas e soluções
Palavras-chave:
Direitos da personalidade, intimidade genética, discriminação genética, biotecnologia, direito
Resumo
Contemporaneamente, a biologia genética é o ramo científico que mais tem se desenvolvido, notadamente em razão do Projeto Genoma Humano, conferindo uma nova fisionomia biotecnológica a este século. De um lado, as novas descobertas e conquistas biomédicas acalentam a esperança da humanidade de extirpar as enfermidades incuráveis, de modo a prolongar a vida humana com melhor qualidade; por outro lado, a mesma ciência que traz inúmeros benefícios, introduz novos problemas ético-jurídicos relacionados aos direitos da personalidade, como as questões da discriminação genética e da violação da intimidade genética. Daí emerge a necessidade de controle social, através de um direito mais atuante, capaz de proteger satisfatoriamente a dignidade humana e demais direitos da personalidade contra as manipulações genéticas.
Publicado
2007-08-01
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.