Ações Afirmativas para Negros no Ensino Superior através das Políticas de Cotas

Autores

  • Ronaldo Adriano dos Santos Instituição Toledo de Ensinoc- ITE

Palavras-chave:

Cotas, Ensino Superior, Igualdade, Negros

Resumo

O presente artigo irá apresentar uma importante conquista dos negros na atualidade, que foi o reconhecimento do Supremo Tribunal Federal da instituição de cotas para negros no ensino superior, uma conquista que busca implementar uma política em defesa das desigualdades existentes em nosso país. Durante séculos os negros foram escravizados, tanto que o Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravatura. E hoje, na contemporaneidade, o nível educacional e a falta de qualificação profissional são elementos que colocam os negros numa das piores posições sociais do Brasil. O baixo nível educacional é uma das facetas que permeiam a busca pela igualdade, e a ação afirmativa na modalidade de cotas é um dos mecanismos à equiparação dos seres humanos escravizados no passado. Assim, as cotas surgem para dissipar a disparidade racial existente, sobretudo no ensino superior, e no racismo presente na sociedade brasileira de modo velado e implícito, configurando instrumento de igualação e oportunidades, minimizando a heterogeneidade racial nos variados setores da sociedade.

Biografia do Autor

Ronaldo Adriano dos Santos, Instituição Toledo de Ensinoc- ITE

Mestre em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP, Pós Graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Paulista de Direito de São Paulo/SP, Graduado pela Universidade São Judas Tadeu São Paulo/SP, Docente da Faculdade Jauense na cidade de Jaú/SP, Advogado.

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Publicado

2014-04-29

Como Citar

Santos, R. A. dos. (2014). Ações Afirmativas para Negros no Ensino Superior através das Políticas de Cotas. Revista Jurídica Cesumar - Mestrado, 14(1). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/3284

Edição

Seção

Artigo de Opinião