Os Obstáculos da Aplicação do Princípio da Insignificância na Sindicância e no Processo Administrativo Disciplinar
Palavras-chave:
Aplicação, Princípio da Insignificância, Processo Administrativo Disciplinar, Sindicância
Resumo
Inicialmente, o presente artigo faz uma breve apresentação da origem e da evolução do instituto das sanções, com o objetivo de destacar as sanções administrativas. Em seguida, pondera acerca da proximidade do caráter sancionador do direito penal e do direito administrativo disciplinar, adotando a sistemática penal na seara disciplinar no que se refere ao conceito tripartite de crime (fato típico, antijurídico e culpável). Na sequência, realiza uma análise sobre o princípio da insignificância, demonstrando como se deu seu surgimento, qual sua definição apresentada pela doutrina penalista e quais são seus objetivos e sua extensão. E, por fim, apresenta a complexidade de adotar a aplicação do princípio da insignificância na sindicância e no processo administrativo disciplinar devido aos diversos obstáculos encontrados.
Publicado
2014-11-26
Edição
Seção
Artigo de Opinião
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.