Mapa Conceitual: Uma Abordagem para o Ensino de Fisiologia do Sistema Respiratório
Palavras-chave:
Mapa Conceitual, Sistema Respiratório, Fisiologia, Ensino Médio, Conceptual Maps, Respiratory System, Physiology, High School.Resumo
Mapas conceituais são diagramas que representam relações entre conceitos de maneira hierárquica. No ensino de biologia, há muitos termos científicos e conceitos de difícil assimilação pelos aprendizes. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo apresentar um modelo de mapa conceitual sobre o conteúdo de sistema respiratório trabalhado no ensino médio, de maneira a avaliar o conteúdo apreendido pelos alunos ao utilizá-lo como ferramenta de estudo. Após a aula conteudista sobre fisiologia do sistema respiratório, um questionário contendo 5 questões foi aplicado a todos os alunos de duas turmas do 2º ano do ensino médio de uma escola particular de Cascavel - PR. Posteriormente, um mapa conceitual a respeito do conteúdo foi distribuído e explicado o processo de preenchimento. Foi realizada a correção do mesmo. O questionário sobre o conteúdo foi aplicado outra vez e a porcentagem de acertos de ambos os questionários foi verificada. Nas duas turmas, houve grande aumento do percentual de acertos após o preenchimento do mapa conceitual (turma 1, de 58% para 76%; turma 2, de 64% para 88,5%), demonstrando que esta é uma ferramenta útil para a internalização do conteúdo de fisiologia do sistema respiratório para alunos do ensino médio.Downloads
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Como Citar
Costa, J. H. B. da, Haida, K. S., & Costa, O. N. B. da. (2009). Mapa Conceitual: Uma Abordagem para o Ensino de Fisiologia do Sistema Respiratório. Saúde E Pesquisa, 2(2), 151–154. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/1168
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Artigos Originais
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