Mapa Conceitual: Uma Abordagem para o Ensino de Fisiologia do Sistema Respiratório

Autores

  • Jucelaine Haas Barth da Costa Universidade Paranaense – UNIPAR
  • Kimiyo Shimomura Haida Universidade Paranaense – UNIPAR
  • Olmiro Nascimento Barth da Costa União Pan-Americana de Ensino – UNIPAN

Palavras-chave:

Mapa Conceitual, Sistema Respiratório, Fisiologia, Ensino Médio, Conceptual Maps, Respiratory System, Physiology, High School.

Resumo

Mapas conceituais são diagramas que representam relações entre conceitos de maneira hierárquica. No ensino de biologia, há muitos termos científicos e conceitos de difícil assimilação pelos aprendizes. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo apresentar um modelo de mapa conceitual sobre o conteúdo de sistema respiratório trabalhado no ensino médio, de maneira a avaliar o conteúdo apreendido pelos alunos ao utilizá-lo como ferramenta de estudo. Após a aula conteudista sobre fisiologia do sistema respiratório, um questionário contendo 5 questões foi aplicado a todos os alunos de duas turmas do 2º ano do ensino médio de uma escola particular de Cascavel - PR. Posteriormente, um mapa conceitual a respeito do conteúdo foi distribuído e explicado o processo de preenchimento. Foi realizada a correção do mesmo. O questionário sobre o conteúdo foi aplicado outra vez e a porcentagem de acertos de ambos os questionários foi verificada. Nas duas turmas, houve grande aumento do percentual de acertos após o preenchimento do mapa conceitual (turma 1, de 58% para 76%; turma 2, de 64% para 88,5%), demonstrando que esta é uma ferramenta útil para a internalização do conteúdo de fisiologia do sistema respiratório para alunos do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucelaine Haas Barth da Costa, Universidade Paranaense – UNIPAR

Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE; Docente da Universidade Paranaense – UNIPAR. E-mail: jubarth@gmail.com

Kimiyo Shimomura Haida, Universidade Paranaense – UNIPAR

Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina – UEL; Docente da Universidade Paranaense – UNIPAR. E-mail: ksh@certto.com.br

Olmiro Nascimento Barth da Costa, União Pan-Americana de Ensino – UNIPAN

Tecnólogo em Marketing; Discente do curso de Letras-Inglês da União Pan-Americana de Ensino – UNIPAN. E-mail: mirobarth@gmail.com

Downloads

Como Citar

Costa, J. H. B. da, Haida, K. S., & Costa, O. N. B. da. (2009). Mapa Conceitual: Uma Abordagem para o Ensino de Fisiologia do Sistema Respiratório. Saúde E Pesquisa, 2(2), 151–154. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/1168

Edição

Seção

Artigos Originais