Psicodiagnóstico do Adolescente: Considerações Teóricas
Palavras-chave:
Adolescência, Avaliação Psicológica, Psicologia Clínica, PsicanáliseResumo
A adolescência é culturalmente conhecida como uma fase crítica da vida, caracterizada por mudanças físicas, sociais e emocionais. Estas complexas transformações pertinentes ao desenvolvimento humano possibilitam ao adolescente passar por um período de instabilidade psicológica e muitos neste momento necessitam de ajuda profissional para atravessarem esta fase. Esta pesquisa visa caracterizar o processo de psicodiagnóstico com adolescentes dentro do paradigma psicanalítico. Foi realizado um levantamento de registros em bases de dados eletrônicas e bibliotecas sobre o desenvolvimento e evolução das teorias e técnicas psicanalíticas quanto à realização do psicodiagnóstico, bem como o manejo clínico com adolescentes. Na análise dos artigos verificou-se que os adolescentes constituem um público que pode se beneficiar do psicodiagnóstico, pois é possível por meio de um holding bem estabelecido, num ambiente acolhedor, diminuir seu sofrimento mental e consequentemente melhorar sua qualidade de vida.Downloads
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Publicado
2015-04-30
Como Citar
Oliveira, F. de S., Morais, I. C. de, Greinert, B. R. M., & Milani, R. G. (2015). Psicodiagnóstico do Adolescente: Considerações Teóricas. Saúde E Pesquisa, 8, 173–182. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/3824
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Artigos de Revisão
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