Psicodiagnóstico do Adolescente: Considerações Teóricas

Autores

  • Frank de Souza Oliveira Centro Universitário de Maringá - UniCesumar
  • Izabel Cristina de Morais Centro Universitário de Maringá - UniCesumar
  • Bruna Rafaele Milhorini Greinert Centro Universitário de Maringá - UniCesumar
  • Rute Grossi Milani Centro Universitário de Maringá - UniCesumar

Palavras-chave:

Adolescência, Avaliação Psicológica, Psicologia Clínica, Psicanálise

Resumo

A adolescência é culturalmente conhecida como uma fase crítica da vida, caracterizada por mudanças físicas, sociais e emocionais. Estas complexas transformações pertinentes ao desenvolvimento humano possibilitam ao adolescente passar por um período de instabilidade psicológica e muitos neste momento necessitam de ajuda profissional para atravessarem esta fase. Esta pesquisa visa caracterizar o processo de psicodiagnóstico com adolescentes dentro do paradigma psicanalítico. Foi realizado um levantamento de registros em bases de dados eletrônicas e bibliotecas sobre o desenvolvimento e evolução das teorias e técnicas psicanalíticas quanto à realização do psicodiagnóstico, bem como o manejo clínico com adolescentes. Na análise dos artigos verificou-se que os adolescentes constituem um público que pode se beneficiar do psicodiagnóstico, pois é possível por meio de um holding bem estabelecido, num ambiente acolhedor, diminuir seu sofrimento mental e consequentemente melhorar sua qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frank de Souza Oliveira, Centro Universitário de Maringá - UniCesumar

Psicólogo pela Unicesumar

Izabel Cristina de Morais, Centro Universitário de Maringá - UniCesumar

Psicóloga pela Unicesumar

Bruna Rafaele Milhorini Greinert, Centro Universitário de Maringá - UniCesumar

Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Cesumar e pesquisadora PIBIC pelo CNPq.

Rute Grossi Milani, Centro Universitário de Maringá - UniCesumar

Psicóloga, doutora em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Centro de Universitário Cesumar; Docente dos cursos de Mestrado em Promoção da Saúde e Tecnologias Limpas pela Unicesumar

Downloads

Publicado

2015-04-30

Como Citar

Oliveira, F. de S., Morais, I. C. de, Greinert, B. R. M., & Milani, R. G. (2015). Psicodiagnóstico do Adolescente: Considerações Teóricas. Saúde E Pesquisa, 8, 173–182. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/3824