O uso de tecnologias digitais em uma instituição de ensino superior: apontamentos sobre a saúde do jovem

  • Ana Luisa Martins Rosa Unicesumar - Maringá, Paraná, Brasil.
  • Eduardo Chierrito de Arruda Unicesumar - Maringá, Paraná, Brasil.
  • Ana Beatriz Tozzo Martins Universidade Estadual de Maringá - Maringá, Paraná, Brasil
  • Rute Grossi Milani Unicesumar - Maringá, Paraná, Brasil.
Palavras-chave: Adulto jovem, Promoção da saúde, Tecnologia da informação Tecnologia da Informação

Resumo

O estudo buscou caracterizar o comportamento de uso das tecnologias digitais por jovens universitários e tecer apontamentos sobre as possíveis inferências em sua saúde. Participaram 361 jovens, com idade entre 17 e 24 anos, matriculados em uma instituição de ensino no norte do Paraná. Aplicou-se um questionário contendo questões sobre: idade do primeiro acesso, frequência e finalidade do uso. A análise estatística, por meio de regressão logística, mostrou que as tecnologias de informática são usadas para fins de trabalho ou jogo, nos períodos vespertino e noturno, por um intervalo de até quatro horas diárias, enquanto as de telefonia são usadas mais de oito horas, em todos os períodos do dia, para fins de relacionamentos sociais. Tais resultados mostram que elas estão imersas no cotidiano dos jovens, especialmente na dimensão afetiva e social, porém o uso prolongado pode indicar alterações em hábitos cruciais à saúde integral do jovem, como o sono e atividades físicas. Conclui-se que as tecnologias são um importante meio de interação e aprendizado dos jovens, o que deve ser explorado pelas políticas públicas para assegurar o cuidado ao desenvolvimento sadio da juventude.

Biografia do Autor

Ana Luisa Martins Rosa, Unicesumar - Maringá, Paraná, Brasil.
Psicóloga; Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Cesumar (PROBIC); Pós graduanda em Saúde Mental, Psicopatologias e Atenção Psicossocial pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá (PR), Brasil.
Eduardo Chierrito de Arruda, Unicesumar - Maringá, Paraná, Brasil.
Psicólogo; Mestrando no Programa de Pós-graduação em Tecnologias Limpas do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá (PR), Brasil.
Ana Beatriz Tozzo Martins, Universidade Estadual de Maringá - Maringá, Paraná, Brasil
Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Docente titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.
Rute Grossi Milani, Unicesumar - Maringá, Paraná, Brasil.
Doutora em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP); Docente Titular do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde e Tecnologias Limpas Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR); Pesquisadora no Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá (PR), Brasil.
Publicado
2017-03-29
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde