Perfil Socioeconômico e Antropométrico de Candidatas a Cirurgia Bariátrica pelo Sistema Único de Saúde

  • Karina Quesada MsC, Docente do curso de Medicina e Nutrição da Universidade de Marília - Unimar - Marília - SP - Brasil.
  • Cláudia Rucco Penteado Detregiachi PHD, Docente do curso de Medicina e Nutrição da Universidade de Marília - Unimar - Marília - SP - Brasil.
  • Sandra Maria Barbalho PHD, Docente do curso de Medicina da Universidade de Marília - Unimar - Marília – SP e da Faculdade de Tecnologia em Alimentos de Marília - SP - Brasil.
  • Maria Rita Marques Oliveira PHD, Docente da Universidade Estadual Paulista - Unesp - Botucatu - SP - Brasil
  • Irineu Rasera Médico Cirurgião do Centro de Gastroenterologia e Cirurgia da Obesidade, Clínica Bariátrica, Piracicaba - SP - Brasil.
  • Eliege Carolina Vaz Nutricionista pela Universidade de Marília - Unimar - Marília - SP - Brasil.
  • Ricardo de Alvares Goulart Médico Cirurgião-Gastroenterologista da Associação Beneficente do Hospital Universitário da UNIMAR - Marília - SP - Brasil.
Palavras-chave: cirurgia bariátrica, obesidade, antropometria

Resumo

RESUMO: A cirurgia bariátrica é considerada eficaz no controle e tratamento da obesidade grave, tendo como principais benefícios a melhora no perfil das comorbidades e consequente melhora na qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil socioeconômico e antropométrico de obesas candidatas a cirurgia bariátrica. Foram estudadas cem pacientes do sexo feminino, com idade entre 20 e 45 anos, cadastradas pelo Sistema Único de Saúde. Entrevista individual foi realizada para a coleta dos dados. O índice de massa corporal foi calculado e classificado segundo a Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica. A classificação econômica foi estabelecida de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. A amostra apresentou média de idade de 33,3±6,0 anos. Os dados antropométricos apresentaram valores médios±DP de índice de massa corporal de 45,75±6,05Kg/m², prevalecendo o diagnóstico de obesidade mórbida (68%). Segundo a classificação econômica, a maioria das mulheres pertence à classe C. Das entrevistadas, 45% são casadas e 66% têm escolaridade igual ou superior ao ensino médio completo, sendo que os trabalhos domésticos representam a atividade de maior frequência (28%). Quanto ao início da obesidade, 38% desenvolveram na infância. A hipertensão arterial foi a comorbidade de maior predomínio (48%). Conclui-se que, a maioria das candidatas à cirurgia bariátrica, encontra-se casadas, sua principal atividade é cuidado doméstico, estão com IMC entre 40 e 50 kg/m2, tiveram o início da obesidade ainda na infância, apresenta o segundo grau completo e pertence à classe econômica C.

Biografia do Autor

Karina Quesada, MsC, Docente do curso de Medicina e Nutrição da Universidade de Marília - Unimar - Marília - SP - Brasil.
MsC, Docente do curso de Medicina e Nutrição da Universidade de Marília - Unimar - Marília - SP - Brasil.
Cláudia Rucco Penteado Detregiachi, PHD, Docente do curso de Medicina e Nutrição da Universidade de Marília - Unimar - Marília - SP - Brasil.
PHD, Docente do curso de Medicina e Nutrição da Universidade de Marília - Unimar - Marília - SP - Brasil.
Sandra Maria Barbalho, PHD, Docente do curso de Medicina da Universidade de Marília - Unimar - Marília – SP e da Faculdade de Tecnologia em Alimentos de Marília - SP - Brasil.
PHD, Docente do curso de Medicina da Universidade de Marília - Unimar - Marília – SP e da Faculdade de Tecnologia em Alimentos de Marília - SP - Brasil.
Maria Rita Marques Oliveira, PHD, Docente da Universidade Estadual Paulista - Unesp - Botucatu - SP - Brasil
PHD, Docente da Universidade Estadual Paulista - Unesp - Botucatu - SP - Brasil
Irineu Rasera, Médico Cirurgião do Centro de Gastroenterologia e Cirurgia da Obesidade, Clínica Bariátrica, Piracicaba - SP - Brasil.
Médico Cirurgião do Centro de Gastroenterologia e Cirurgia da Obesidade, Clínica Bariátrica, Piracicaba - SP - Brasil.
Eliege Carolina Vaz, Nutricionista pela Universidade de Marília - Unimar - Marília - SP - Brasil.
Nutricionista pela Universidade de Marília - Unimar - Marília - SP - Brasil.
Ricardo de Alvares Goulart, Médico Cirurgião-Gastroenterologista da Associação Beneficente do Hospital Universitário da UNIMAR - Marília - SP - Brasil.
Médico Cirurgião-Gastroenterologista da Associação Beneficente do Hospital Universitário da UNIMAR - Marília - SP - Brasil.
Publicado
2015-12-31
Seção
Artigos Originais