Avaliação da qualidade de vídeos publicados na plataforma youtube® sobre suicídio na população idosa
Evaluation of the YouTube® Videos Quality Addressing Suicide Among Older Adults
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12995Palabras clave:
Mídia Audiovisual, Comunicação em Saúde, Tentativa de SuicídioResumen
A facilidade de acesso aos meios digitais pode influenciar o comportamento dos receptores, relacionados à ideação suicida e ao suicídio consumado. O estudo analisou a qualidade dos vídeos da plataforma YouTube® sobre suicídio de pessoas idosas, publicados por profissionais ou instituições de saúde. Os vídeos selecionados foram avaliados por dois revisores, indicando que a maioria dos vídeos apresentava qualidade moderada a alta segundo os critérios dos instrumentos DISCERN e Global Quality Score (GQS). Vídeos produzidos por instituições de saúde tendiam a ter uma maior pontuação de qualidade comparados aos de fontes individuais. Os achados sugerem necessidade urgente, em melhorar a qualidade das informações de saúde, disponibilizadas on-line e carência na produção de conteúdo de alta qualidade, capazes de atender tanto profissionais da saúde quanto público leigo, salientando necessidade de incentivos para produção de conteúdo sobre suicídio na população idosa.
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