A democracia deliberativa e suas contribuições à governança

  • Carla Luana da Silva Silva Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Rogério Gesta Leal Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Palavras-chave: Democracia Deliberativa, Governança, Participação Política

Resumo

Este estudo propõe uma análise dos pressupostos da Democracia Deliberativa, e o modelo de gestão pública contemporâneo, baseado na ideia governança. Delimita-se este tema a partir das premissas da Constituição Federal de 1988, e as contribuições da matriz deliberativa Habermasiana. Justifica-se socialmente o trabalho pela constante necessidade de buscar institutos que possam viabilizar o atendimento do interesse público por parte daqueles que decidem. O problema que orienta essa pesquisa busca diagnosticar quais são os pontos convergentes entre Democracia Deliberativa e o modelo de gestão pública baseado na ideia de governança, indicando contribuições que os pressupostos deliberativos trazem a esse modelo de gestão. O trabalho utiliza-se do método dedutivo, apresentando os seguintes resultados: democracia deliberativa e governança convergem no sentido de prezar pela participação à qualidade de bons resultados, promovendo o exercício da cidadania numa ideia de gestão pública compartilhada, assim, os pressupostos deliberativos servem como base à institucionalização da governança nas gestões.

Biografia do Autor

Carla Luana da Silva Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Rogério Gesta Leal, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Pós- Doutor em Direito. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, junto a 4ª Câmara Criminal, especializada para o julgamento dos crimes praticados por prefeitos e vereadores e os crimes contra a Administração Pública. Professor Titular da UNISC e da FMP, graduação, mestrado e doutorado (Brasil). Coordenador do Grupo de Pesquisa “Controle interno da Administração Pública no enfrentamento da corrupção “Controle Social e Políticas Públicas”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da UNISC.

Referências

BITENCOURT, Caroline Müller. Controle Judicial de Políticas Públicas. Porto Alegre: Fabris, 2013.

CAVALCANTE, P. Gestão pública contemporânea: do movimento gerencialista ao pós-NPM. Brasília: Ipea, 2017.

CAVALCANTE, P., PIRES, R. R. C. Governança Pública: das prescrições formais à construção de uma perspectiva estratégica para a ação governamental. In: CAVALCANTE, P., PIRES, R. R. C. Boletim de Análise Político-Institucional. Governança Pública. 19º ed. Brasília: IPEA, 2018, p. 9-15.

CUNNINGHAM, Frank. Teorias da democracia: uma introdução crítica. Tradução de Delmar José Volpato Dutra. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FONSECA, I. F.; AVELINO, D. P. Governança participativa: a necessidade de ir além do discurso. In: FONSECA, I. F.; AVELINO, D. P. Boletim de Análise Político-Institucional. Governança Pública. 19º ed. Brasília: IPEA, 2018.

FREITAS, Juarez. Discricionariedade Administrativa: O Controle das Prioridades Constitucionais. Revista NEJ - Eletrônica, v. 18, n. 3, p. 416-434, set./dez 2013.

GABARDO, Emerson. O jardim e a praça para além do bem e do mal: uma antítese ao critério de subsidiariedade como determinante dos fins do Estado social. Tese de doutorado. Curitiba: 2009.

HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre faticidade e validade. v. I. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre faticidade e validade. v. II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. A Reforma do estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Brasília: Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1997.

LEAL, Rogério Gesta. Estado, Administração Pública e Sociedade: novos paradigmas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

LEAL, Rogério Gesta. Déficits democráticos na sociedade de riscos e (des)caminhos dos protagonismos institucionais no Brasil. Tirant Brasil, 2020.

PIRES, R. R. C.; GOMIDE, A. Governança e capacidades estatais a partir da abordagem dos arranjos e instrumentos de políticas públicas. In: PIRES, R. R. C.; GOMIDE, A. Boletim de Análise Político-Institucional. Governança Pública. 19º ed. Brasília: IPEA, 2018, p. 25-32.

PEREIRA, Luís Carlos Bresser. Reforma do Estado para a cidadania: a reforma gerencial brasileira na perspectiva internacional. São Paulo: Editora 34, 1998.

SECHI, Leonardo. Modelos organizacionais e reforma da Administração Pública. RAP, Rio de Janeiro, v. 43, n. 2, p. 347-69, mar./abr. 2009.

Publicado
2023-09-28
Seção
Doutrinas