A política nacional de educação digital (Lei nº 14.533/23): um instrumento de promoção efetiva da inclusão digital (?)

Palavras-chave: Política Nacional de Educação Digital, Inclusão Digital, Grupos vulneráveis, Minorias; Direitos da personalidade

Resumo

Um dos principais desafios enfrentados pelo Estado e pela sociedade nos tempos atuais é a inclusão digital dos grupos vulneráveis e das minorias. Assim, a pesquisa tem por escopo abordar a inclusão digital como um meio de promoção dos direitos da personalidade e apresentar os objetivos e prioridades da Política Nacional de Educação Digital (LEI Nº 14.533/23), a fim de analisar seu potencial efetivo. Norteia a pesquisa a seguinte questão problema: a Política Nacional de Educação Digital é um instrumento de promoção efetiva da inclusão digital? Para isso, utiliza o método dedutivo e emprega a metodologia de revisão bibliográfica. Como resultado, tem-se, em suma, que inobstante o zelo do legislador, em priorizar o letramento digital e informacional, bem como uma educação voltada para o protagonismo dos usuários, a política se mostra tímida quanto às medidas práticas de distribuição das tecnologias de informação e comunicação (TICs), essenciais para a inclusão digital.

Biografia do Autor

Mayume Caires Moreira, Universidade Cesumar - UniCesumar
Doutoranda em Direito e Mestre em Ciências Jurídicas junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da Universidade Cesumar - UniCesumar. Bolsista PDPG - CAPES. Brasil.
Dirceu Pereira Siqueira , Universidade Cesumar - UniCesumar
Coordenador e Professor Permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Direito do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar); Pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino - ITE/Bauru. Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Professor no curso de graduação em direito do Centro Universitário Unifafibe (UNIFAFIBE), Professor Convidado do Programa de Mestrado University Missouri State – EUA.

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Publicado
2023-11-27
Seção
Doutrinas