A análise do utilitarismo e do hedonismo na renúncia ao direito à privacidade na internet ante a caracterização da vulnerabilidade algorítmica do consumidor

Palavras-chave: Privacidade, Hedonismo, Utilitarismo, Consumo, Vulnerabilidade

Resumo

A presente pesquisa visa examinar a interligação entre hedonismo e utilitarismo na renúncia ao direito à privacidade no meio digital. O foco da discussão é o consumo e a proteção da privacidade dos usuários, em atenção à condição de vulnerabilidade do consumidor. Para tal, analisam-se os conceitos de consumo hedônico e utilitário, seus limites na condição pós-moderna, sobretudo no que diz respeito à experiência on-line. Conclui-se que tanto o hedonismo quanto o utilitarismo estão presentes nas relações de consumo, embora em proporções diferentes, sendo responsáveis pelo agravo da vulnerabilidade e pela deterioração da privacidade do usuário, especialmente em decorrência da vulnerabilidade algorítmica. Este estudo faz uso do método dedutivo e apoia-se na análise bibliográfica de caráter qualitativo.

Biografia do Autor

Lucas Imbiriba, Faculdade de Estudos Avançados do Pará
Estudante do curso de direito pela Faculdade de Estudos Avançados do Pará.
Janaina Homci, Universidade Federal do Pará
Doutoranda e Mestra em Direitos Humanos, com ênfase em Direito do Consumidor, pelo PPGD - UFPA. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa "Consumo e Cidadania" - UFPA e "Consumo Responsável e Globalização Econômica - CESUPA. Professora na UFPA e FEAPA. Advogada.

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Publicado
2024-07-03
Seção
Artigo Original