A análise do utilitarismo e do hedonismo na renúncia ao direito à privacidade na internet ante a caracterização da vulnerabilidade algorítmica do consumidor
Palavras-chave:
Privacidade, Hedonismo, Utilitarismo, Consumo, Vulnerabilidade
Resumo
A presente pesquisa visa examinar a interligação entre hedonismo e utilitarismo na renúncia ao direito à privacidade no meio digital. O foco da discussão é o consumo e a proteção da privacidade dos usuários, em atenção à condição de vulnerabilidade do consumidor. Para tal, analisam-se os conceitos de consumo hedônico e utilitário, seus limites na condição pós-moderna, sobretudo no que diz respeito à experiência on-line. Conclui-se que tanto o hedonismo quanto o utilitarismo estão presentes nas relações de consumo, embora em proporções diferentes, sendo responsáveis pelo agravo da vulnerabilidade e pela deterioração da privacidade do usuário, especialmente em decorrência da vulnerabilidade algorítmica. Este estudo faz uso do método dedutivo e apoia-se na análise bibliográfica de caráter qualitativo.Referências
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Publicado
2024-07-03
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