A análise do utilitarismo e do hedonismo na renúncia ao direito à privacidade na internet em ante a caracterização da vulnerabilidade algorítmica do consumidor

Palavras-chave: Privacidade, Hedonismo, Utilitarismo, Consumo, Vulnerabilidade

Resumo

A presente pesquisa visa examinar a interligação entre hedonismo e utilitarismo na renúncia ao direito à privacidade no meio digital. O foco da discussão é o consumo e a proteção da privacidade dos usuários, em atenção à condição de vulnerabilidade do consumidor. Para tal, analisam-se os conceitos de consumo hedônico e utilitário, seus limites na condição pós-moderna, sobretudo no que diz respeito à experiência on-line. Conclui-se que tanto o hedonismo quanto o utilitarismo estão presentes nas relações de consumo, embora em proporções diferentes, sendo responsáveis pelo agravo da vulnerabilidade e pela deterioração da privacidade do usuário, especialmente em decorrência da vulnerabilidade algorítmica. Este estudo faz uso do método dedutivo e apoia-se na análise bibliográfica de caráter qualitativo.

Biografia do Autor

Janaina Vieira Homci, Universidade Federal do Pará - UFPA
Doutoranda e Mestra pela Universidade Federal do Pará - UFPA em Direitos Humanos. Advogada.
Lucas Cunha Imbiriba dos Santos, Faculdade de Estudos Avançados do Pará - FEAPA
Graduando no curso de Direito - Faculdade de Estudos Avançados do Pará - FEAPA.

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Publicado
2024-07-02
Seção
Artigo Original