Responsabilidade das Celebridades em Campanhas Publicitárias de Crédito Consignado Destinadas a Idosos
Palavras-chave:
Consumidor, Publicidade, Idosos, Responsabilidade, Celebridade.
Resumo
É visível o aumento de publicidade voltada para os idosos acerca do crédito consignado, muitas vezes com a participação de pessoas famosas na mídia. Ocorre que muitas vezes o público-alvo é ludibriado pela publicidade principalmente quando esta deposita certa confiança na pessoa que lhe mostra o produto e isso é agravado quando o público são os idosos, pessoas que, por sua especial condição na sociedade receberam tratamento distinto através do Estatuto do Idoso (Lei 10.742/03). Neste diapasão, se torna importante analisar o instituto do crédito consignado, publicidade e responsabilidade da celebridade que participou da campanha publicitária sob a ótica do Código do Consumidor (Lei 8.078/90) e Estatuto do Idoso para que se evitem abusos contra pessoas daquela faixa etária.
Publicado
2010-09-28
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.