A Intensificação do Uso de Técnicas de Reenvio em Direito Penal: Motivos Político-Criminais
Palavras-chave:
Direito penal, Direito penal ambiental, Direito penal econômico, Administrativização do direito penal, Norma penal em branco.
Resumo
O texto traça o panorama político-criminal da administrativização do direito penal, que dá base à intensificação do emprego – sobretudo no campo das normais penais econômicas e ambientais - das técnicas legislativas que, de algum modo, exigem o reenvio do tipo penal a normas diversas, com destaque para a norma penal em branco, tipos abertos, elementos normativos do tipo e remissões a atos administrativos concretos.
Publicado
2012-06-22
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.