A Conciliação nos Juizados Especiais como Fusão de Horizontes
Palavras-chave:
Conciliação, Fusão de Horizontes, Juizados Especiais.
Resumo
Vive-se em uma época em que a jurisdição encontra-se em crise. A população em geral não confia mais no processo jurisdicional, não espera encontrar nele a tão esperada justiça para seus conflitos. As causas são inúmeras, pode-se destacar a morosidade, as marcas traumáticas causadas nos envolvidos e a distância que existe entre o Poder Judiciário e a população em geral. Como alternativa à via jurisdicional, foram surgindo diversas formas de resoluções de conflitos alternativas, entre elas, a Conciliação. O objetivo do presente trabalho é demonstrar como a Conciliação nos Juizados Especiais pode constituir uma verdadeira Fusão de Horizontes. Para realização do artigo foi utilizado o método indutivo por meio da pesquisa bibliográfica. A práxis dialógica que ocorre na Conciliação dos Juizados permite que ambas as partes coloquem seus horizontes em evidência, ocorrendo uma confrontação entre ambos, da qual cada um pode descobrir algo de si, ocorrendo uma transformação em ambas as partes, permitindo que se chegue a um acordo e ocorra a Fusão de Horizontes.
Publicado
2015-07-15
Edição
Seção
Artigo de Opinião
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Cada autor que publicar receberá dois exemplares da revista.