JUSTIÇA RESTAURATIVA E ABOLICIONISMO PENAL: O PODER JUDICIÁRIO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Palavras-chave: Abolicionismo penal, Justiça Restaurativa, Poder Judiciário, Políticas públicas, Violência contra a mulher.

Resumo

Com o presente estudo tem-se por objetivo analisar a Justiça Restaurativa e o abolicionismo penal dentro da lógica dos avanços e dos desafios do Poder Judiciário com as políticas públicas de enfrentamento a violência contra a mulher. Neste contexto, questiona-se: quais são os avanços e os desafios ao Poder Judiciário ao pensar em políticas públicas de enfrentamento a violência contra a mulher a partir da lógica da Justiça Restaurativa e do abolicionismo penal? Em termos conclusivos, encontrou-se que não basta aplicar a lei na busca pela punição, deve-se trabalhar com a prevenção e idealizando uma concepção valorativa e filosófica de justiça que auxilie as pessoas a caminharem rumo à erradicação da violência. Em matéria metodológica, utiliza-se como método de abordagem o materialismo dialético e como técnica de pesquisa a documental e a bibliográfica.

Biografia do Autor

Rodrigo Cristiano Diehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, ambos com bolsa Prosuc/CAPES. Mestrando em Política Social e Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bacharel em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, com bolsa Probic/FAPERGS. Bacharelando em Administração Pública pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Integrante do Observatório do Estado Latino-Americano - ODELA. Integrante do Comitê de Direitos Humanos para a promoção da diversidade cultural (UNISC). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Trabalho (NEST/UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos Políticos e Administrativos (NEPA/UFRGS). Integrante do Grupo de Pesquisa Direito, Cidadania e Políticas Públicas (PPGD/UNISC). Professor de cursos preparatórios na área constitucional. Consultor e avaliador de revistas científicas. Pesquisa temáticas voltadas à América Latina, especialmente o acesso à justiça, capitalismo, constitucionalismo, concepções de Estado, gênero, Seguridade Social e políticas públicas. Advogado OAB/RS nº. 102.775.
Rosane Teresinha Carvalho Porto, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Doutora em Direito pela UNISC. Mestre em Direito na área de concentração: Políticas Públicas de Inclusão Social com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Policial Militar. Professora de Direito da Infância e da Juventude e de Criminologia, na UNISC, Subcoordenadora do curso de direito UNISC / Sobradinho. Editora Adjunta da Revista do Direito/PPGD. Estuda temáticas voltadas à criança e adolescente, violência, criminologia, gênero e Justiça Restaurativa. Integrante do Grupo Direito, Cidadania e Políticas Públicas coordenado pela Professora Pós-Doutora Marli Marlene Moraes da Costa. Assessora científica do MACKPESQUISA. Facilitadora de Justiça Restaurativa em formação pelo Tribunal de Justiça do RS, atuando no CEJUSC/RS.

Referências

ACHUTTI, Daniel Silva. Justiça restaurativa e abolicionismo penal. São Paulo: Saraiva, 2014.

BOBBIO, Norberto. Da estrutura à função: novos estudos de teoria do direito. Barueri: Manole, 2007.

CHRISTIE, Nils. A indústria do controle do crime: a caminho dos GULAGS em estilo ocidental. Rio de Janeiro: Forense, 1998.

COMPROMISSO E ATITUDE. Legislações da América Latina que penalizam o feminicídio. Disponível em: <http://www.compromissoeatitude.org.br/legislacoes-da-america-latina-que-penalizam-o-feminicidio/>. Acesso em: 02 fev. 2018.

DIEHL, Rodrigo Cristiano; PORTO, Rosane Teresinha Carvalho. A cultura simbólica e punitiva do direito penal no Brasil: os avanços sociais e os desafios da política nacional de justiça restaurativa a partir da resolução nº. 225 CNJ/2016. Revista Publicatio UEPG, Ciências Sociais Aplicadas, Ponta Grossa, v. 23, n. 3, p. 271-265, set./dez. 2016.

ELBERT, Carlos Alberto. Novo manual de criminologia. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

FONSECA, Marcio Alves da. Michel Foucault e o direito. São Paulo: Max Limonad, 2002.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

HULSMAN, Louk; CELIS, Jacqueline Bernat de. Penas perdidas:o sistema penal em questão. Rio de Janeiro: Luam, 1993.

PALLAMOLLA, Raffaella da P. Justiça restaurativa: da teoria à prática. São Paulo: IBCCRIM, 2009.

PORTO, Rosane T. Carvalho; COSTA, Marli M. Moraes da; DIEHL, Rodrigo Cristiano. Justiça Restaurativa e Sinase: Inovações trazidas pela Lei 12.594/12 enquanto política pública socioeducativa a adolescentes autores de atos infracionais. Curitiba: Multideia, 2015.

PORTO, Rosane T. Carvalho; COSTA, Marli M. Moraes da. Homens autores de violência de gênero e a justiça restaurativa enquanto política de prevenção ao feminicídio. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2016.

RUBIO, David Sanchez. Teoría Crítica del derecho. Nuevos horizontes. San Cristóbal de Las Casas, 2013.

SALM, João; LEAL, Jackson da Silva. A Justiça Restaurativa: multidiemensionalidade humana e seu convidado de honra. Revista Sequência, Florianópolis, n. 64, 2012.

SANTANA, Selma Pereira de. Justiça Restaurativa: a reparação como consequência jurídico-penal autônoma do delito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SCHEERER, Hulsman; STEINERT, Christie; FOLTER, Mathiense. Abolicionismo penal. Buenos Aires: Ediar Sociedad Anónima, 1989.

SUMARIVA, Paulo. Criminologia: teoria e prática. Niterói: Impetus, 2013.

TREVISAN, I. P. Experiência do grupo de acompanhamento de agressores desenvolvido em Bento Gonçalves. Rio Grande do Sul: Assembleia Legislativa. Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. Relatório Lilás - 2012-2013 Porto Alegre: Assembleia Legislativa, 2013.

WACQUANT, Loïc. Punir os pobres: a nova gestão da miséria dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Bastos, 2001.

ZEHR, Howard. Justiça Restaurativa. São Paulo: Palas Athena, 2012.

ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça - justiça restaurativa. São Paulo: Palas Athena, 2008.

Publicado
2018-12-05
Seção
Doutrinas