EXCLUDING INCLUSION: FOR A CRITICAL ANALYSIS OF THE PUBLIC POLICY OF INCLUSION OF STUDENTS WITH SPECIAL NEEDS IN PUBLIC SCHOOLS
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9184.2018v18n1p109-132Keywords:
Right to education, Accessibility, Public Policy, Recognition, Charles Taylor.Abstract
This study aimed to analyze the possibility of public policies intended to inclusion would entail the exclusion of students with special needs enrolled in the regular school system from the analysis of the situation in Vitória, capital of Espírito Santo. This input is given from the determination of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBN nº 9394/2004) so that special education be provided preferably in regular schools. Based on the analysis of the data provided by the Municipal Department of Education regarding the number of schools in the public school system classified as accessible, it is investigated the way in which this inclusion of people with special needs in the educational scope occurs. As a result, the highlight was the failure of a policy limited to the mere entry of minority group in certain environments, from the point of view of effective inclusion.References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR nº 9050:2004. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2015.
APPIAH, K. Anthony. Identidade, Autenticidade, Sobrevivência: sociedades multiculturais e reprodução social. In: TAYLOR, Charles; et al. Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. Tradução de Marta Machado. Lisboa: Piaget, 1998, p. 165-179.
BARRETTO, Vicente de Paulo. Reflexões sobre os direitos sociais. In.: SARLET, Ingo Wolfgang (Org.). Direitos fundamentais sociais: estudos de direito constitucional internacional comparado. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. p. 107-134.
BRASIL. Constituição [da] República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 06 de jan. de 2015.
BRASIL. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2001/d3956.htm>. Acesso em: 09 de jan. de 2015.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 09 de jan. de 2015.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 09 de jan. de 2015.
BRASIL. Lei nº 7.853 de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7853.htm>. Acesso em: 10 jan. de 2015.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
GUENTHER, Zenita Cunha. O aluno bem-dotado na escola regular: celebrando a diversidade, incluindo as diferenças. Revista Escritos sobre Educação, Ibirité, v. 2, n.1, p.43-54, jan-jun. 2003.
GUIMARÃES, Arthur. Inclusão que funciona. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 165, p.43-47, set. 2003.
HABERMAS, Jurgen. A Luta por reconhecimento no Estado Democrático de Direito. In: A inclusão do outro: estudos de teoria política. Trad. George Sperber e Paulo Astor Soethe. São Paulo: Edições Loyola, capítulo 8, p. 229-254.
LINHARES, Monica Teresa Mansur. Ensino jurídico: educação, currículo e diretrizes curriculares no curso de Direito. São Paulo: Iglu, 2010.
MATTOS, Patrícia. A sociologia política do reconhecimento: as contribuições de Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser. São Paulo: Annablume, 2006.
ROCKEFELLER, Steven C. Comentário. In: TAYLOR, Charles; et al. Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. Trad. Marta Machado. Lisboa: Piaget, 1998, p. 105.
TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
TAYLOR, Charles. Argumentos filosóficos. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Loyola, 2000.
TAYLOR, Charles. Argumentos filosóficos. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Loyola, 1998.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.