INCLUSIÓN EXCLUIDA: PARA UN ANÁLISIS CRÍTICA DE LA POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSIÓN DE LOS ALUMNOS CON NECESIDADES ESPECÍFICAS EN LAS ESCUELAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9184.2018v18n1p109-132Palabras clave:
Derecho a la educación, Accesibilidad, Políticas úblicas, Reconocimiento, Charles Taylor.Resumen
Este estudio para analizar la posibilidad de publicar políticas destinadas a incluir la exclusión de los estudiantes con necesidades especiales enrolladas en el sistema escolar regular del análisis de la situación en Victoria, capital de Espírito Santo. Este ingreso se deduce de la determinación de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDBN nº 9394/2004) para que se incluya una educación especial en las escuelas regulares. Basado en el análisis de la fecha proporcionada por el Departamento de Educación de la comunidad en relación con el número de escuelas en el sistema escolar de la escuela pública establecida, se ha investigado la forma en que se incluye la inclusión de la inclusión de personas con necesidades especiales en el ámbito de aprendizaje. En el caso de que se trate de una propuesta de la Comisión Europea.Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR nº 9050:2004. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2015.
APPIAH, K. Anthony. Identidade, Autenticidade, Sobrevivência: sociedades multiculturais e reprodução social. In: TAYLOR, Charles; et al. Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. Tradução de Marta Machado. Lisboa: Piaget, 1998, p. 165-179.
BARRETTO, Vicente de Paulo. Reflexões sobre os direitos sociais. In.: SARLET, Ingo Wolfgang (Org.). Direitos fundamentais sociais: estudos de direito constitucional internacional comparado. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. p. 107-134.
BRASIL. Constituição [da] República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 06 de jan. de 2015.
BRASIL. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2001/d3956.htm>. Acesso em: 09 de jan. de 2015.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 09 de jan. de 2015.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 09 de jan. de 2015.
BRASIL. Lei nº 7.853 de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7853.htm>. Acesso em: 10 jan. de 2015.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
GUENTHER, Zenita Cunha. O aluno bem-dotado na escola regular: celebrando a diversidade, incluindo as diferenças. Revista Escritos sobre Educação, Ibirité, v. 2, n.1, p.43-54, jan-jun. 2003.
GUIMARÃES, Arthur. Inclusão que funciona. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 165, p.43-47, set. 2003.
HABERMAS, Jurgen. A Luta por reconhecimento no Estado Democrático de Direito. In: A inclusão do outro: estudos de teoria política. Trad. George Sperber e Paulo Astor Soethe. São Paulo: Edições Loyola, capítulo 8, p. 229-254.
LINHARES, Monica Teresa Mansur. Ensino jurídico: educação, currículo e diretrizes curriculares no curso de Direito. São Paulo: Iglu, 2010.
MATTOS, Patrícia. A sociologia política do reconhecimento: as contribuições de Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser. São Paulo: Annablume, 2006.
ROCKEFELLER, Steven C. Comentário. In: TAYLOR, Charles; et al. Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. Trad. Marta Machado. Lisboa: Piaget, 1998, p. 105.
TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
TAYLOR, Charles. Argumentos filosóficos. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Loyola, 2000.
TAYLOR, Charles. Argumentos filosóficos. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Loyola, 1998.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.