Desenvolvimento de crianças pré-escolares na volta às aulas após o confinamento da covid-19 no Brasil
Development of preschool children in the return to school after the covid-19 confinement in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12733Palavras-chave:
COVID-19, Criança, Desenvolvimento Infantil, Comportamentos Relacionados com a Saúde, Condições SociaisResumo
Estudo transversal, que objetivou analisar determinantes relacionados com o desenvolvimento de crianças pré-escolares na volta às aulas após o confinamento da COVID-19 no Brasil. Indicadores do desenvolvimento das crianças (desenvolvimento geral, capacidades, dificuldades e necessidades especiais de saúde) foram expressos em escores e suas médias analisadas segundo fatores biológicos, condições de saúde, cuidado materno, qualidade de vida e repercussões da pandemia da COVID-19, por meio do teste t-student. Crianças com a vacina pentavalente, melhor qualidade de vida e de mães com facilidade para prestar cuidados mostraram-se favoráveis ao desenvolvimento infantil, enquanto problemas de saúde e rejeição à escola representaram fatores negativos. Os cuidados de saúde, a adaptação ao ensino remoto, o apoio social e a estabilidade financeira durante a pandemia também favoreceram o desenvolvimento infantil. Assim, a promoção do desenvolvimento infantil deve perpassar pelos cuidados de saúde, a qualidade de vida e o contexto social da criança.Downloads
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