Estresse ocupacional e fatores associados: um estudo em professores
Resumo
O objetivo deste trabalho é estimar a frequência de estresse entre professores e verificar sua associação com variáveis sociodemográficas, características de trabalho e estado nutricional. Trata-se de estudo transversal com 84 professores da área de Ciências Humanas e Naturais, através dos instrumentos: IPAQ abreviado, escala demanda-controle de Karasek e Theorel e Job Stress Scale. O estado nutricional foi definido pelo Índice de Massa Corporal (IMC), o estado de saúde e as características de trabalho foram autorreferidas. Observou-se que 64,3% dos docentes apresentaram baixos níveis de estresse. Embora a prevalência encontrada seja menor do que em outros estudos, 35,7% mostraram alto estresse e trabalho passivo (n = 30). Dentre os estressores, destacam-se os deveres administrativos (p = 0,012) e o tempo exercendo o cargo administrativo (p = 0,024). O excesso de peso predominou na amostra. Diante disso, é fundamental repensar o modelo de gestão dessas instituições de modo a não prejudicar a saúde e atuação do profissional do ensino superior.Referências
Selye H. Stress a tensão da vida. São Paulo: Ibrasa, 1959.
World Health Organization (WHO). ICD-11 for Mortality and Morbidity Statistics: QD85 Burn-out. [Internet] 2019 [citado em 26 fev. 2020]. Disponível em: https://icd.who.int/browse11/l-m/en#/http://id.who.int/icd/entity/129180281
International Labour Organization (ILO). Workplace Stress: A Collective Challenge. ILO Labour Administration, Labour Inspection and Occupational Safety and Health Branch. [Internet]. 2016 [citado em 27 fev. 2020]. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_protect/---protrav/---safework/documents/publication/wcms_466547.pdf.
Paiva KCM, Gomes MAN, Helal DH. Estresse ocupacional e síndrome de burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior. Gestão & Planejamento-G&P. 2015; 16(3): 285-309.
Borsoi ICF. Trabalho e produtivismo: saúde e modo de vida de docentes de instituições públicas de Ensino Superior. Cad Psicol Soc Trab. [internet] 2012 Jun. [citado em 07 abr. 2019]; 15(1): 81-100. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490. v15i1p81-100
Soares MB, Mafra SCT, Faria ERD. Fatores associados à percepção de estresse em docentes universitários em uma instituição pública federal. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. 2019; 17(1), 90-8. Epub 7 jan. 2019. doi: 10.5327/Z1679443520190280
Alves dos Santos S, Malanchen J. A educação superior no Paraná e o trabalho docente na universidade pública: análise da percepção de professores na região do Norte Pioneiro. Revista NUPEM. [internet] 2015 Jan./Jun. [citado em 03 abr. 2019]; 7(12): 81-99. Disponível em: http://fecilcam.br/revista/index.php/nupem/article/viewFile/706/460
Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO). Diretrizes brasileiras de obesidade. [Internet]. 4ª ed. São Paulo: 2016 [citado em 26 fev. 2020]; 188p. Disponível em: http://www.abeso.org.br/uploads/downloads/92/57fccc403e5da.pdf.
Karasek R, Theorell T. Healthy work: Stress, productivity and the reconstruction of working life. New York, NY: Basic Books; 1990.
Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP). Critério de Classificação Econômica Brasil. São Paulo: ABEP. 2016; 1-6.
Matsudo S, Araújo T, Matsudo V, Andrade D, Andrade E, Oliveira LC, Braggion G. Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ): estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. 2012. 6(2), 5-18. DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.v.6n2p5-18
Alves VV, Borges KCS, Ribeiro LFP, Gadelha SR, Santos SC. Concordância entre critérios de categorização do nível de atividade física a partir do questionário internacional de atividade física. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. [Internet] 2010 Abr. [citado em 12 abr. 2019]; 15(2): 111-4. doi: https://doi.org/10.12820/rbafs.v.15n2p111-114
World Health Organization (WHO). Physical status: the use and interpretation of anthropometry. Report of a WHO Expert Committee. Geneva: WHO. 1995.
Alves MGDM, Chor D, Faerstein E, Lopes CDS, Werneck GL. Versão resumida da “Job Stress Scale”: adaptação para o português. Revista de Saúde Pública. 2004; 38(2), 164-71. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102004000200003
Kirchhof RS. Estresse, Coping, Síndrome de Burnout, Sintomas Depressivos e Hardiness em Docentes de Enfermagem. [dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; 2013.
Sá SCA, Silva RM, Kimura CA, Pinheiro GQ, Guido LA, Moraes-Filho IM. Estresse em docentes universitários da área de saúde de uma faculdade privada do entorno do Distrito Federal. Rev. Cient. Sena Aires. 2018; 7(3): 200-7.
Stephan F. O cotidiano do professor da Universidade Federal de Juiz de Fora: saúde emocional e relacional no trabalho. [Tese] Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora. [internet] 2017 Fev. [citado em 14 abr. 2019]; 141p. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/5780/1/francescastephan.pdf
Koch MO, Biazi RJ, Benedetto CD. Estresse em docentes: um estudo comparativo entre uma instituição de ensino superior pública e uma instituição de ensino superior privada na cidade de Toledo-PR. Revista UNINGÁ. [internet] 2015 Jan. [citado em 05 jul. 2019]; 21(1): 17-23. Disponível em: http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/1619/1230.
Silva Sousa VF, de Araújo, TCCF. Estresse ocupacional e resiliência entre profissionais de saúde. Psicologia Ciência e Profissão. 2015; 35(3), 900-15.
Rebolo F, Bueno BO. O bem-estar docente: limites e possibilidades para a felicidade do professor no trabalho. Maringá. Acta Scientiarum. Education. 2014; 36(2): 323-31. doi: http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v36i2.21222
Moraes MGD. Aptidão física e síndrome de burnout: um estudo com professores e médicos. [dissertação]. São Paulo: Universidade Estadual Paulista - UNESP; 2017. 51p.
Abacar M, Tarcísio L, Aliante G. Burnout em professores moçambicanos do ensino superior público e privado. [internet] Saúde e Pesquisa, v. 10, n. 3, p. 567-77, 2017. [citado em 10 dez. 2019]. doi: http://dx.doi.org/10.177651/1983-1870.2017v10n3p567-577
Olaskoaga‐Larrauri J, González‐Laskibar X, Barrenetxea‐Ayesta M, Díaz‐De‐Basurto‐Uraga P. The sign of the new millennium. Organisational changes and job satisfaction at Spanish public universities. European Journal of Education. [internet] 2018; 1-14. [citado em 21 jul. 2019]. doi: https://doi.org/10.1111/ejed.12314
Santana JO, Peixoto SV. Inatividade física e comportamentos adversos para a saúde entre professores universitários. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. [internet] 2017; 23(2), 103-8. [citado em 21 jul. 2019]. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1517-869220172302160772.
Bittencourt KF, Vaz JC, Zanin RF. Revisão da literatura: obesidade, alimentação e estresse. Canoas: SEFIC2015. 2017 Out; 1-10.
Petarli GB, Salaroli LB, Bissoli NS, Zandonade E. Autoavaliação do estado de saúde e fatores associados: um estudo em trabalhadores bancários. Cadernos de Saúde Pública. [internet] 2015; 31(4), 787-99. [citado em 14 mai. 2019]. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00083114.
Andrade RA, de Paula Paciencia G, da Paz P. Índice de Massa Corporal, perfil nutricional e atlético em docentes de uma Faculdade no Interior de Rondônia, Brasil. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. 2016; 10(59), 231-41.
Nunes AM, Sousa Sá OM, Sousa AJL, Silva JS. Avaliação do estado nutricional de docentes de instituição de ensino superior em Teresina-PI. Revista Interdisciplinar. 2019; 12(1), 68-78.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Vigitel 2016: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográficos de fatores de risco de proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2016. Brasília: Ministério da Saúde. [internet] 2017; 160p. [citado em 2 ago. 2019]. Disponível em: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/marco/02/vigitel-brasil-2016.pdf
Popkin BM, Reardon T. Obesity and the food system transformation in Latin America. Obes Rev. 2018 Aug; 19(8): 1028-64. doi: 10.1111/obr.12694. Epub 2018 Apr. 24.
A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.