Influência do Treinamento de Flexibilidade e Força Muscular em Atletas de Ginástica Rítmica

  • Jessica Miranda Silva Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)
  • Daniel Vicentini de Oliveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Daniel Eduardo Cunha Leme Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • José Roberto Andrade do Nascimento Júnior Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Ana Luiza Barbosa Anversa Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Educação física, Esporte, Exercício físico.

Resumo

O estudo teve por objetivo analisar a influência de um treinamento na flexibilidade e força muscular de atletas de ginástica rítmica (GR). Trata-se de uma pesquisa quase experimental, composta por 15 atletas de GR, de 09 a 13 anos. Para avaliação da flexibilidade foi utilizado o Teste de Sentar e Alcançar e o Teste de Flexibilidade Adimensional. Para avaliação da força muscular, foi utilizado o teste de impulsão vertical e horizontal. Foi realizada avaliação pré e pós-intervenção, com os testes citados acima. O protocolo de intervenção foi composto de exercícios específicos de flexibilidade e força muscular. Verificou-se que tanto a flexibilidade linear (p = 0,009) quanto à flexibilidade adimensional (p = 0,001) melhoraram após a intervenção. Houve diferença significativa também na impulsão horizontal (p = 0,001) e vertical (p = 0,001). Por meio dos resultados adquiridos, pode-se concluir que o programa de exercícios de intervenção se refletiu de forma positiva na flexibilidade e a força muscular das atletas de GR.

Biografia do Autor

Jessica Miranda Silva, Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)
Graduada em Educação física (FAMMA)
Daniel Vicentini de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Graduado em Educação física e Fisioterapia (UNICESUMAR) Especialista em Anatomia Funcional (UNICESUMAR) Mestre em Promoção da Saúde (UNICESUMAR) Aluno do curso de Doutorado em Gerontologia (UNICAMP) Docente no Departamento de Educação Física da Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)
Daniel Eduardo Cunha Leme, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Graduado em Fisioterapia (USF) Aluno do curso de Mestrado em Gerontologia (UNICAMP)
José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Graduado em Educação física (UEM) Doutor em Educação física (UEM) Docente no Departamento de Educação física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Ana Luiza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Graduada em Educação física (UEM) Mestre em Educação física (UEM) Aluno do curso de Doutorado em Educação física (UEM) Docente no Departamento de Educação física da Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA)
Publicado
2016-10-07
Seção
Artigos Originais