Perfil Epidemiológico e Avaliação Nutricional de Pacientes em Tratamento Quimioterápico do Hospital Escola Emílio Carlos da Cidade de Catanduva - SP

  • Ana Paula Casari IMES Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva
  • Sandra Cury Pinfildi Manfrin IMES Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva
  • Mauricio Ferraz Arruda fACULDADE DE MEDICINA UNESP BOTUCATU-FMB
Palavras-chave: Câncer, Estado Nutricional, Quimioterapia

Resumo

O câncer é um importante problema de saúde pública mundial, sendo hoje a segunda principal causa de morte por doença nos países desenvolvidos. É uma enfermidade multifatorial crônica, onde ocorre o crescimento descontrolado, rápido e invasivo das células e a disseminação dessas células anormais, que se multiplicam até formarem uma massa de tecido conhecida como tumor. O presente estudo teve como finalidade analisar o perfil epidemiológico e avaliar o estado nutricional de pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia, por meio de um estudo descritivo epidemiológico aplicado em 20 pacientes com câncer em um ambulatório de quimioterapia do Hospital Escola Emílio Carlos na cidade de Catanduva (SP). Foram avaliados pacientes de ambos os sexos, com idade entre 18 e 74 anos. Durante o estudo foi possível observar que a média das idades entre os pacientes foi igual a 55 anos, sendo a maioria do sexo feminino (60%). Avaliou-se também que 40% dos pacientes apresentavam – se eutróficos, 50% apresentaram perda de peso significativa ou grave e que os tipos de câncer mais frequentes foram digestivo alto e digestivo baixo. Pode-se observar ainda que os alimentos mais consumidos foram arroz, feijão, pães e massas e houve um baixo consumo diário de frutas e hortaliças. Os dados apresentados permitem a caracterização do perfil epidemiológico e perfil nutricional dos pacientes na unidade estudada, salientando que seria relevante o acompanhamento nutricional por um profissional da área, adequando e equilibrando a dieta dos mesmos e assim, promovendo uma melhora na qualidade de vida dos pacientes e uma possível diminuição na taxa de mortalidade.

Biografia do Autor

Ana Paula Casari, IMES Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva
Nutricionista graduada pelo IMES Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva
Sandra Cury Pinfildi Manfrin, IMES Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva
Possui graduação em Nutrição pela Faculdade do Sagrado Coração (1984), Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeiro Preto UNAERP (1999). Atualmente é docente da disciplina Avaliação Nutricional e da disciplina Educação Nutricional no Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva . Tem experiência na área de Nutrição,com ênfase em Nutrição Clínica , Avaliação Nutricional e Dietoterápica.
Mauricio Ferraz Arruda, fACULDADE DE MEDICINA UNESP BOTUCATU-FMB
Graduado Bacharel em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Araraquara (2003), Mestre pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara Julio de Mesquita Filho -UNESP (2006) com ênfase em prejuizos posturais em escolares, Atualização em Imaginologia ortopedica pela clinica de cirurgia Fausto viterbo unesp Botucatu (2006), Doutor pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara,Julio de Mesquita Filho-UNESP em Biociências e Biotecnologia sub-área Capes (Morfologia) (2010), ênfase em estudos morfo-fisiológicos da cartilagem articular, lesões e reparos do sistema musculo esqueletico,Atualização em reumatologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto FMRP (2011). Pós Doutorado em andamento pelo Dept de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina UNESP Botucatu ênfase em estudos morfo-fisiológicos da cartilagem articular, lesões e reparos do sistema músculo esquelético. Docente das disciplinas de Radiologia (Anatomia Comparada), Biomecânica, e Supervisão de estágio em Traumatologia e Ortopedia do curso de Fisioterapia do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva IMES-FAFICA; Anatomia e Fisiologia do curso de Ciências Biológicas do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva IMES-FAFICA. Fisiologia do curso de Nutrição do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva IMES-FAFICA;Fisiologia e Neurofisiologia do curso de Psicologia do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva IMES-FAFICA.
Publicado
2014-03-25
Seção
Promoção da Saúde