A Relação entre as condições de trabalho e saúde dos estudantes trabalhadores

  • Marcia Silva Pereira
  • Regiane da Silva Macuch Professor Centro Universitário de Maringá - Unicesumar Pesquisador Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI
  • Flavio Bortolozzi
  • Sonia Maria Marques Gomes Bertolini
  • Mateus Dias Antunes Mestrando de Promoção da Saúde Centro Universitário de Maringá - Unicesumar Bolsista Capes
Palavras-chave: Condições de trabalho, Nível de saúde, Promoção da Saúde, Qualidade de vida

Resumo

O objetivo deste estudo foi correlacionar condições de saúde às de trabalho de estudantes universitários trabalhadores a partir de uma revisão de literatura com a finalidade de sugerir ações promotoras de saúde. A pesquisa realizou-se por meio de revisão de literatura e pesquisa de campo, em que discute e analisa a relação entre as condições de trabalho e a saúde dos estudantes trabalhadores. O tempo de estudo escasso, a carga horária de trabalho associada e as horas insuficientes de descanso interferem diretamente no rendimento acadêmico familiar e laboral do estudante, podendo provocar distúrbios físicos, familiares e emocionais. É importante considerar que alguns hábitos podem prejudicar o rendimento dos mesmos como dormir tarde, má alimentação. Refletir sobre a realidade, as dificuldades enfrentadas e os fatores que possam afetar o desempenho do estudante trabalhador para promover sua saúde e qualidade de vida é importante. Foi possível identificar as situações que podem levar esse público à má qualidade de vida e ao adoecimento, embora muitas vezes, os próprios não percebam tal fato, considerando boas suas condições de saúde. Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de novos estudos sobre a qualidade de vida dos estudantes universitários e podem trazer grandes contribuições para a proposição de ações promotoras de saúde aos mesmos.

Biografia do Autor

Marcia Silva Pereira
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde do Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR, Maringá (PR), Brasil.
Regiane da Silva Macuch, Professor Centro Universitário de Maringá - Unicesumar Pesquisador Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI
Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde do Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR, Maringá (PR); Pesquisadora do ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação; Brasil.
Flavio Bortolozzi
Docente no Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde do Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR, Maringá (PR); Pesquisadora do ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação; Brasil.
Sonia Maria Marques Gomes Bertolini
Docente no Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde do Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR, Maringá (PR); Pesquisadora do ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação; Brasil.
Mateus Dias Antunes, Mestrando de Promoção da Saúde Centro Universitário de Maringá - Unicesumar Bolsista Capes
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde do Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR, Maringá (PR), Brasil.
Publicado
2017-03-29
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde