O Sub-registro de Nascimento como Processo de Exclusão Social e Acesso aos Direitos da Personalidade: um Paralelo entre o Indivíduo destituído de Registro de Nascimento e a Figura do Homo sacer de Giorgio Agamben

Palavras-chave: Sub-registro de nascimento, Exclusão social, Direitos da Personalidade

Resumo

Este artigo objetiva demonstrar a importância do registro civil de nascimento no processo de inclusão social e acesso aos direitos da personalidade, bem como realizar um comparativo entre o indivíduo destituído de certidão de nascimento e a figura do homo sacer de Giorgio Agamben. Para tanto, apresenta-se o conceito de registro de nascimento e seus desdobramentos na vida do indivíduo; um breve panorama mundial do sub-registro de nascimento; o sub-registro de nascimento como um processo de exclusão social, que viola os direitos da personalidade e, ao final, compara-se o indivíduo destituído de certidão de nascimento à figura do homo sacer, de Giorgio Agamben. Quanto à metodologia, este artigo utilizará a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem teórico-doutrinária, tendo por base o método de pesquisa dedutivo.

Biografia do Autor

Aimee Bortollo Petrocelli, Unicesumar
Mestranda em Ciências Jurídicas pelo Programa de Mestrado em Direito da UNIVERSIDADE CESUMAR-UNICESUMAR; Especialista em Direito Notarial e Registral pela Faculdade IBMEC – SP; graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá – UEM.
Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão, Unicesumar
Pós doutora em hermenêutica jurídica pela UNISINOS-|Universidade Vale dos Sinos-RS; Doutora em Direito das relações sociais pela UFPR-Universidade Federal do Paraná; Mestre em direito civil e graduada em direito pela UEM-Universidade Estadual de Maringá; pesquisa do ICETI-Instituto de pesquisa da Unicesumar; Professora titular de direito no Programa de Mestrado e doutorado em direito, e na graduação em direito da UNIVERSIDADE CESUMAR- UNICESUMAR; membro do IBDFAM e do IAP-Instituto dos advogados do estado do Paraná. Advogada.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2004.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BITTAR, Carlos Alberto. Os direitos da personalidade. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

BONETI, Lindomar Wessler. Exclusão e inclusão social: teoria e método. Revista Contexto & Educação, v. 21, n. 75, p. 187-206, 2006.

CAPUCHA, Luís. Inovação e justiça social: políticas activas para a inclusão educativa. Sociologia – Problemas e Práticas, n. 63, p. 25-50, 2010.

CASSETTARI, Christiano. Registro Civil de Pessoas Naturais. 3. ed. Indaiatuba, SP: Foco, 2021.

CASTEL, Robert. Classes sociais, desigualdades sociais, exclusão social. In: BALSA, Casimiro; BONETI, Lindomar W.; SOULET, Marc-Henry (org.).Conceitos e dimensões da pobreza e da exclusão social: uma abordagem transnacional. Ijuí; Lisboa: Ed. Unijuí; Ceos, 2006.

CASTEL, Robert. As armadilhas da exclusão. In: Desigualdade e a questão social. São Paulo: Educ, 1997.

CASTEL, Robert. Les métamorphoses de la question sociale. Paris: Fayard, 1995.

CENEVIVA, Walter. Lei de registros públicos: comentada. São Paulo: Saraiva, 2010.

DAMATTA, Roberto. A mão invisível do Estado: notas sobre o significado cultural dos documentos na sociedade brasileira. In: Seminário Internacional – O Desafio da Democracia na América Latina: Repensando as Relações Estado/Sociedade, 1996, Anais [...]. Eli Diniz, Iuperj, 1996.

ESCÓSSIA, Fernanda da. “Sou uma pessoa que não existe”: identidade, direitos e cidadania nas trajetórias de brasileiros sem documento. In: Colóquio Semiótica das Mídias, 7., 2018, Japaratinga. Colóquio [...]. Alagoas: Centro Internacional de Semiótica e Comunicação – CISECO, 2018. Disponível em: http://www.ciseco.org.br/images/coloquio/csm7/CSM7_FernandaEscossia.pdf. Acesso em: 04 maio 2021.

FERNANDES, Regina de Fátima Marques. Registro Civil das Pessoas Naturais. Porto Alegre: Norton, 2005.

Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF). Birth Registration for Every Child by 2030: are we on track?. New York, 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/media/62981/file/Birth-registration-for-every-child-by-2030.pdf. Acesso em: 11 maio 2022.

GUERRA, Paula. Da exclusão social à inclusão social: eixos de uma mudança paradigmática. Revista Angolana de Sociologia, n. 10, p. 91-110, 2012.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativa do Sub-registro de Nascimentos. Estatística do Registro Civil. 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9110-estatisticas-do-registro-civil.html?=&t=o-que-e. Acesso em 15 abr. 2021.

PAUGAM, Serge. L’Exclusion. L’état des savoirs. Paris: La Découverte, 1996.

PAUGAM, S. O conceito de desqualificação social. In: VÉRAS, Maura Pardini Bicudo (ed.). Por uma Sociologia da exclusão social: o debate com Serge Paugam. São Paulo: Educ, 1999.

PEIRANO, Mariza. De que serve um documento? In: PALMEIRA, Moacir; BARREIRA, César (org). Política no Brasil: visões de antropólogos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, NuAP/UFRJ, 2006, p. 25-50.

PESSOA, Jáder Lúcio de Lima. Registro Civil de Nascimento: direito fundamental e pressuposto para o exercício da cidadania. Brasil, 1988-2006. Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: http://fdc.br/Arquivos/Mestrado/Dissertacoes/Integra/JaderLucioLimaPessoa.pdf. Acesso em: 15 abr. 2022.

Supremo Tribunal Federal. ADI nº 1.800-1/DF. Relator: Ministro Nelson Jobim. Disponível em: https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=488644. Acesso em 16 jun. 2022.

SZANIAWSKI, Elimar. Direitos de Personalidade e sua Tutela. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

Publicado
2022-12-01
Seção
Doutrinas