Propriedade Intelectual e Direito de Acesso aos Bens Culturais na Sociedade da Informação
Palavras-chave:
Propriedade Intelectual, Patrimônio Cultural, Direito de Acesso.
Resumo
O presente trabalho visa definir a propriedade intelectual e seus conceitos fundamentais, por meio, principalmente do exame das questões relacionados com o espaço das novas mídias. O patrimônio cultural comum está situado numa nova perspectiva a partir das mídias digitais. Os bens culturais, enquanto exemplos de obras protegidas juridicamente recebem um tratamento específico no campo da sociedade da informação, em que a digitalização exerce papel de facilitador do acesso à informação e ao conhecimento, inclusive no que diz respeito ao patrimônio cultural em sua totalidade.
Publicado
2009-09-30
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.