A defesa dos direitos humanos e fundamentais das pessoas com deficiência frente o caso Guachalá Chimbo VS. Equador

Palavras-chave: Corte Interamericana de Direitos Humanos, Direitos Humanos, Pessoas com Deficiência

Resumo

Os direitos das pessoas com deficiência são temática de grande relevância, principalmente na seara dos direitos humanos. Com o objetivo de compreender a atuação da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Guachalá Chimbo, visando a proteção dos direitos das pessoas com deficiência, no presente trabalho busca-se analisar o caso Guachalá Chimbo, que resultou em condenação do Estado do Equador por violação de direitos de paciente de hospital psiquiátrico. A pesquisa limita-se na observância do caso em tela e análise acerca de mudanças e medidas efetuadas pelo Estado do Equador para fins de evitar que casos como o de Guachalá Chimbo se repitam. Utiliza-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, com análise de sentença. É possível constatar que, diante do tempo para que uma sentença fosse proferida, foi ofertado ao Estado lapso temporal considerável para melhorar o tratamento das pessoas com deficiência que se encontrem internadas, mesmo assim, os avanços foram limitados, mesmo com a quantidade significativa de legislações e ratificação de tratados de direitos humanos ratificados pelo país. O trabalho revela sua originalidade tendo em vista o caso em partes se assemelhar com o caso Ximenes Lopes, primeira condenação do Estado brasileiro pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Priscila de Freitas, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Doutoranda em Direito no Programa de Pós-graduação em Direito Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Brasil
Jorge Renato dos Reis, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
Doutor pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto sensu – Mestrado e Doutorado em Direito da UNISC, Brasil

Referências

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2003.

CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Vitória: Ministério Público do Trabalho. Projeto PCD Legal, 2014. Disponível em: http://www.pcdlegal.com.br/convencaoonu/wp-content/themes/convencaoonu/downloads/ONU_Cartilha.pdf Acesso em: 05 ago. 2022.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS, 2021. Caso Guachalá Chimbo y Otros vs. Ecuador. Disponível em: https://www.corteidh.or.cr/docs/casos/articulos/seriec_423_esp.pdf Acesso em 09 mar. 2022.

EQUADOR. Constituição da República do Equador. Publicada em 20 de outubro de 2008.

EQUADOR. Ley Orgánica del Servicio Público (LOSEP). Publicada em 6 de outubro de 2010.

EQUADOR. Ley Orgánica de Discapacidades. Publicada em 25 de setembro de 2012.

MERA, Diana Claudia Cedeño; ZAMBRANO, Evelin Kassandra Ortíz. Corte IDH caso Guachalá Chimbo vs. Ecuador: Análisis de vulneración de la personalidade jurídica de personas discapacitadas, derecho a la vida, liberdad personal, integridad personal, salud y acceso a la información. Manabí, 2022. Disponível em: http://repositorio.sangregorio.edu.ec/bitstream/123456789/2604/1/Diana%20Claudia%20Cede%C3%B1o%20Mera%20-%20Evelyn%20Kassandra%20Ort%C3%ADz%20Zambrano.pdf Acesso em 05 ago. 2022.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. São Paulo: Saraiva, 2021.

TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. A interação entre o direito internacional e o direito interno na proteção dos direitos humanos. Arquivos do Ministério da Justiça, v. 46, n. 182, jul/dez 1993.

Publicado
2023-11-27
Seção
Doutrinas