As condições sanitárias da internação socioeducativa: a possibilidade de atingir o princípio educativo em ambientes insalubres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9184.2024v24n2.e12778

Palavras-chave:

Adolescentes, Princípio Educativo, Medida Socioeducativa, Proteção Integral, Condições Sanitárias

Resumo

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de analisar os possíveis impactos das condições físicas das unidades de internação socioeducativa na execução do princípio educativo. A pesquisa é realizada através do método dedutivo e parte de uma análise acerca da situação jurídica dos adolescentes internados, buscando-se compreender quais são as finalidades da medida socioeducativa, e como deve ser entendido e inserido o princípio educativo neste contexto. Aborda-se também as compreensões acerca do processo pedagógico ou educacional e a sua relação com o meio no qual se encontra o educando, para, assim, compatibilizar este ideal de educação com a presença do adolescente em instituição que pode ser classificada como total. A falta de condições estruturais adequadas nas unidades, assim como no caso da superlotação, representa importante obstáculo ao princípio educativo e à proteção integral dos direitos dos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa com restrição de liberdade.

Biografia do Autor

Deborah Soares Dallemole, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do Observatório de Pesquisa em Juventude e Violência (UFRGS/CNPq).

Gabriela Brant, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Observatório de Pesquisa em Juventude e Violência (UFRGS/CNPq).

Ana Paula Motta Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutora em Criminologia e Justiça Juvenil junto ao Center for the Study of Law and Society (Berkeley Law) da Universidade da Califórnia, sob a orientação Franklin Zimring. Coordenadora do Observatório de Pesquisa em Juventude e Violência (UFRGS/CNPq).

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Dallemole, D. S., Brant, G., & Costa, A. P. M. (2024). As condições sanitárias da internação socioeducativa: a possibilidade de atingir o princípio educativo em ambientes insalubres. Revista Jurídica Cesumar - Mestrado, 24(2), 647–661. https://doi.org/10.17765/2176-9184.2024v24n2.e12778

Edição

Seção

Doutrinas